in

Duorum inaugura nova adega sustentável em Vila Nova de Foz Côa e reforça aposta no Douro

Primeira vindima na nova unidade marca compromisso renovado com a sustentabilidade e a excelência dos vinhos portugueses

Oiça este artigo aqui:

A Duorum, insígnia do Grupo João Portugal Ramos Vinhos, deu início à sua primeira vindima na recentemente inaugurada adega em Vila Nova de Foz Côa. Esta nova unidade de produção, construída de raiz junto à emblemática Quinta de Castelo Melhor, traduz a aposta firme da empresa na inovação e na sustentabilidade, sem perder de vista o profundo respeito pelos valores que distinguem a região do Douro Superior.

Concebida com elevados padrões de eficiência energética, a nova adega integra soluções de ponta aliadas a uma arquitetura pensada para respeitar o ecossistema local. No topo do edifício, painéis fotovoltaicos garantem que uma parte significativa da energia consumida é produzida no local, reduzindo a pegada ecológica e demonstrando o compromisso da Duorum com as energias renováveis.

A cave de estágio do vinho, onde os vinhos repousam em barricas, foi estrategicamente construída a uma cota mais baixa e semi-enterrada, protegida da exposição solar direta. Esta solução arquitetónica, além de preservar o vinho em condições ideais de temperatura e humidade, contribui para a eficiência térmica do edifício. A cobertura, em betão armado pré-fabricado, será transformada num telhado verde, ajardinado, contribuindo ainda mais para o controlo da temperatura interior e a integração paisagística da adega.

Eficiência e reutilização de recursos

A preocupação com a sustentabilidade estende-se também aos materiais de construção, escolhidos criteriosamente pela sua eficiência energética. Outro destaque é a instalação de uma ETAR “inteligente” e monitorizada, que permite o tratamento e posterior reutilização das águas, seja na lavagem dos espaços ou na rega das vinhas, promovendo a economia circular.

Para João Portugal Ramos, fundador do grupo, esta nova adega representa “um reforço da aposta no Douro e na qualidade dos nossos vinhos”, destacando a sustentabilidade económica e ambiental como pilares fundamentais para o futuro do setor vitivinícola nacional.

Criado em 2007, o projeto Duorum nasceu com o objetivo de produzir vinhos de excelência, sempre ancorados em práticas sustentáveis. Marcas como Tons de Duorum, Altitude, Duorum Colheita e Reserva, ou a raridade O.Leucura, dão corpo a este compromisso de qualidade. As vinhas da Quinta de Castelo Melhor, implantadas em socalcos e em “vinha ao alto” entre 150 e 500 metros de altitude, são cultivadas apenas com castas autóctones, aproveitando uma amplitude térmica e exposição solar únicas — fatores que garantem uvas de maturação e frescura excecionais.

Vindima nacional com experiências para todos

Enquanto em Vila Nova de Foz Côa a nova adega entra em funcionamento, nas restantes propriedades do grupo João Portugal Ramos pelo país as vindimas também estão a decorrer. Em Estremoz, o enoturismo ganha destaque, propondo programas pensados para todos os públicos — dos mais curiosos aos mais jovens —, e que combinam tradição, lazer e descoberta. Entre as atividades, destacam-se piqueniques descontraídos nas vinhas, a dinâmica “À Procura da Garrafa Secreta” e a “Experiência de Vindimas”. São momentos pensados para criar memórias que ficam gravadas não só no paladar, mas também no coração de quem visita.

Siga-nos no:

Google News logo

Nespresso

Nespresso quer ter 50% de mulheres produtoras até 2050

vendinGO

vendinGO lança marca própria bitee para revolucionar o sector de impulso