in

Dou Tua Branco 2021 já está no mercado

Dou Tua Branco 2021

Produzido pela adega Foz Tua, o Dou Tua Branco 2021 chega ao mercado figurando-se um excelente aliado para estes dias de Verão.

De nariz clássico, mais rico em notas tropicais e flores brancas do que em edições anteriores, mas menos especiado e focado nos descritores vegetais, este blend das castas Rabigato e Viosinho destaca-se por ser um vinho redondo, fino e sem arestas e com uma excelente fluidez e precisão.

Uma evolução consistente deste DOC Douro de cor amarelo límpido com aromas primários de fruta cítrica, com notas frescas de flor de laranjeira que se tem apresentado nas últimas edições de “nariz clássico, rico em notas primárias, de fruta de polpa e flores brancas. Alguma especiaria que lhe traz frescura. Em boca encontra-se redondo, fino e com volume”.

A edição 2021 conquistou já a medalha de prata na categoria de vinhos brancos, no 1º concurso “Vinhos e Sabores do Alto”, que decorreu em Alijó, no passado mês de junho. Com uma vibrante frescura, elevada mineralidade e alguma untuosidade, torna-se uma escolha muito versátil para harmonizações gastronómicas como peixes e mariscos, carnes brancas e queijos pasta mole e pouca cura. Deve ser servido entre os 10ºc e os 12ºc.

Na sua génese, os vinhos Dou Tua – na sua versão Branco e Tinto – pretendem afirmar-se como um símbolo do local onde se localiza a vinha. No seu rótulo, a paisagem que se vislumbra entre as vinhas corresponde à união dos dois rios Douro e Tua.

 

Adega Foz Tua

A Foz Tua surgiu de uma paixão pela região vitivinícola do Alto Douro, que culminou com a aquisição de uma propriedade, no ano 2014. Com cerca de 4 hectares e inúmeras potencialidades e recursos, esta bela propriedade com vista para a Barragem do Tua trazia consigo a história e a maturidade de um terroir muito especial.

A vinha, plantada há mais de 30 anos, apresentava uma maturidade que abria as portas a uma exploração vinícola consistente, com frutas de elevada concentração e com caraterísticas distintivas para a produção de vinhos DOC Douro singulares.

As “sementes” estavam lançadas e com muita vontade de valorizar o território, respeitando a tradição com o olhar na inovação, a Foz Tua deu início à sua atividade em 17 de julho de 2014, dedicando-se ao estudo e à produção de uvas de excelência na região do Douro, destinadas sobretudo à vinificação.

 

adega Foz Tuavinho

Quinta da Boeira Azeite Douro

Boeira lança edição exclusiva e limitada de azeite do Douro

despesas

62% dos portugueses considera difícil fazer face às despesas com alimentação e bens essenciais