in

DPDgroup e Grupo Renault estabelecem as bases para o futuro das ‘last mile delivery’

O DPDgroup, rede internacional de entrega de encomendas na Europa, que em Portugal detém as empresas Chronopost e SEUR, estabeleceu uma parceria com o grupo Renault de forma a optimizar as entregas “last mile” através da implementação de soluções sustentáveis.

No âmbito da parceria, o DPDgroup pretende criar novos cenários de entrega com o “concept car” autónomo Renault EZ-PRO, revelado a semana passada pelo Grupo Renault, em Hannover e que a Grande Consumo já lhe deu a conhecer.Este projeto permite-nos antecipar a forma como as entregas ‘last mile’ otimizadas podem moldar a vida urbana no futuro, através da implementação de soluções mais verdes e mais próximas. O DPDgroup está entusiasmado por poder partilhar essa visão com um importante ‘player’ do sector automóvel como o Grupo Renault“, afirma Thomas Steverding, Senior Group Manager Process & Development na DPD na Alemanha, responsável pelo programa de inovação de veículos autónomos do DPDgroup.

 É esperado que o mercado das entregas “last mile” continue a crescer exponencialmente. Em 2017, 57% da população europeia foi identificada como e-shoppers. No mercado europeu, os compradores online mais assíduos fazem uma média de 45 compras por ano (cerca de uma compra por semana), enquanto no Reino Unido, o mercado mais maduro da Europa, são feitas 82 compras online ao ano. À procura de produtos que não estão disponíveis no seu país ou para encontrarem melhores negócios, mais de 50% destes compradores já compraram num site estrangeiro, especialmente no Reino Unido e, cada vez mais na China.

Como consequência, até 2025, o volume total de encomendas entregues deve duplicar na Europa: quase 15 mil milhões de pacotes por ano vão ser entregues, principalmente nas cidades. Ao mesmo tempo, as cidades estão a implementar um número crescente de iniciativas pensadas para reduzir drasticamente o congestionamento e a poluição.

Os veículos autónomos têm potencial para se tornarem numa tecnologia disruptiva para o sector dos transportes, tendo um grande impacto no negócio, nas pessoas, nas redes e infraestruturas. O veículo autónomo da Renault possibilitará a entrega de, pelo menos, parte dos volumes com um grau de flexibilidade sem precedentes, assegurando cenários de entrega inteiramente novos, especialmente nas áreas centrais das cidades. Para tal, o DPDgroup criou cenários concretos, tais como novas formas de entrega para benefício de autoridades locais e consignatários finais.

O veículo é carregado num centro de triagem DPDgroup na periferia da cidade e, em seguida, viaja sozinho para um determinado ponto de encontro no centro da cidade. No local, o motorista encarrega-se do veículo sem ter que recolhê-lo de antemão, podendo dedicar mais tempo às entregas. ·

O “concept car” Renault EZ-PRO é utilizado como um cacifo móvel que permitirá ao DPDgroup programar os pontos de entrega e enviar notificações para os destinatários, que podem recolher ou entregar as suas encomendas de forma autónoma, em determinado local. Também permite que os destinatários finais definam o local da entrega.

Philippe Divine, Light Commercial Vehicle Strategy Director do Groupo Renault, acredita que “a colaboração entre as duas marcas pode ir mais longe. Com a sua experiência em entrega ‘last mile’, o DPDgroup apresenta a combinação perfeita para desenvolver os próximos cenários nesta área connosco”. 

Publicidade

MELOM internacionaliza conceito e conquista reabilitação de imóveis em Espanha

LactAçores apresenta Queijo São Jorge DOP