in

DPD entrega mais de 1 tonelada de materiais para os hospitais no combate à Covid-19

DPD

A DPD estabeleceu uma parceria com as entidades Tech4Covid19 e APT3D para fazer chegar a profissionais de saúde os respetivos equipamentos de proteção individual, bem como lençóis, toalhas e outros materiais para o hospital de campanha do Santa Maria, instalado no Estádio Universitário de Lisboa.

A rede Pickup da DPD foi disponibilizada aos mais de 400 voluntários da rede APT3D que, dispersos pelo território português, partilham a missão de imprimir em 3D equipamento de combate pessoal à Covid-19. A DPD Portugal recolhe as viseiras impressas, que são encaminhadas para um parceiro que fará a esterilização, embalamento e posterior envio aos hospitais. “A nossa expectativa é conseguir que, até ao final da semana, sejam entregues mais de 40 mil viseiras impressas em 3D aos profissionais de saúde”, indica Olivier Establet, presidente da DPD Portugal.

Para equipar o hospital de campanha do Hospital de Santa Maria, foram recolhidos nos hotéis de Lisboa que participaram na ação mais de 750 quilogramas entre lençóis, almofadas e toalhas. “Foi uma missão extraordinária levada a cabo num só dia. Tínhamos de recolher em seis hotéis e entregar em contra-relógio no Estádio Universitário. No dia seguinte, abria o hospital de campanha e teria de estar pronto a funcionar. E assim foi”, continua Olivier Establet.

Também o Hospital Curry Cabral recebeu equipamento de proteção individual cedido por alguns hotéis lisboetas, transportado pela DPD. “E não ficámos por aqui: entregámos num parceiro mais de 700 quilos de lençóis para transformar em máscaras para os profissionais de saúde. Contas feitas, praticamente uma tonelada e meia de materiais que levámos ao destino e que vão permitir que quem cuida dos pacientes da Covid-19 está protegido. Obviamente que nada disto se conseguiria sem o empenho dos nossos condutores”, conclui o presidente da DPD.

HP

HP e parceiros mobilizam soluções de impressão 3D para combater a Covid-19

Alibaba

Fundação Alibaba e Fundação Jack Ma doam máscaras, testes e roupas de proteção a Portugal