in

Dow’s apresenta novos Porto Tawny de 10, 20, 30 e 40 anos

A Symington Family Estates detém um dos maiores e mais valiosos stocks de vinho do Porto envelhecidos em carvalho avinhado, incluindo cascos que datam do século XIX. Por isso mesmo, Charles Symington, enólogo e provador da quarta geração da família, recorreu a este espólio para redefinir os vinhos do Porto Tawny da Dow’s de 10, 20, 30 e 40 anos.

Relembre-se que, durante mais de 200 anos, o nome da Dow’s tem estado ligado aos melhores vinhos do Porto provenientes de vinhas localizadas no Alto Douro, incluindo o único Porto Vintage produzido no século XXI a receber a pontuação perfeita de 100 pontos.

Charles Symington manteve o cunho dos Vintage da Dow’s – o final de boca seco –, mas evoluiu  para lhes conferir uma concentração adicional e uma estrutura mais apurada. Este novo registo proporcionou tons mais carregados de mogno polido, que resultam de vinhos envelhecidos em balseiros de média dimensão, para além dos envelhecidos em pipas. “Com a crescente procura dos Portos Tawny, passei muitos meses a trabalhar na redefinição dos nossos Portos Dow’s. Selecionei vinhos provenientes de duas das nossas melhores vinhas – a Quinta do Bomfim e a Quinta da Senhora da Ribeira -e, num desvio à prática tradicional, utilizei vinhos do Porto envelhecidos em balseiros de porte médio, para além daqueles envelhecidos nas tradicionais pipas de 550 litros”, explica o enólogo.

A nova gama apresenta-se numa garrafa clássica de vinho do Porto com rótulos que refletem os requisitos e conhecimentos exigidos aos provadores da família Symington, aos tanoeiros e colaboradores do armazém para poderem elaborar estes vinhos . A marca está presente em cerca de 40 países, sendo que, a nível nacional, poderá encontrar os Tawnies da Dow’s em garrafeiras especializadas, assim como na maioria das superfícies comerciais. Os valores de comercialização variam entre os 22,50 euros (10 anos) e os 200 euros (40 anos).

Referia-se que, segundo dados do IVDP, as vendas mundiais de vinhos do Porto Tawny velhos cifram-se em mais de 77 milhões de euros e tiveram um aumento na ordem dos 21 milhões de euros (38%) desde 2010.

Publicidade

Amazon

Amazon anuncia subida de 20% nas vendas do 4.º trimestre

Exportações de frutas e legumes portugueses já valem 1.500 milhões de euros