Douglas
Foto Shutterstock
in

Douglas quer fechar 500 lojas

A cadeia de perfumaria Douglas está a planear fechar 500 das suas 2.400 lojas europeias. O retalhista alemão já tinha anunciado anteriormente que faria uma análise crítica da sua rede de lojas.

A notícia do encerramento de 500 lojas vem da publicação Manager Magazin. Na Alemanha, 50 das 430 lojas devem fechar as portas, principalmente em cidades menores. Mas os maiores cortes devem acontecer em Espanha e em Itália, onde a Douglas opera uma rede com um grande número de lojas muito pequenas como resultado de aquisições.

Por enquanto, porém, a empresa não quer confirmar os números. “Anunciámos, no verão, que, como parte da nossa estratégia corporativa, e num cenário de mudança no clima de mercado, devido à pandemia, estaríamos a rever a nossa rede de lojas. Isso incluiria a atividade de Natal, que é importante para nós. As decisões finais ainda não foram tomadas“, indica a Douglas.

 

Digitalização

A Douglas tem trabalhado numa digitalização extensiva já há algum tempo. Com sucesso, porque no ano passado um terço das vendas, no valor de cerca de mil milhões de euros, já foram geradas através do e-commerce, os analistas afirmam que a queda nas vendas durante o período de Natal foi relativamente limitada devido ao forte crescimento nas vendas online, certamente em comparação com outros retalhistas do sector.

Na Alemanha, as lojas não essenciais estão fechadas desde meados de dezembro. A Douglas foi criticado por querer manter suas lojas abertas, alegando que a rede vendia principalmente produtos de drogaria. A CEO Tina Müller foi recebida com uma tempestade de críticas, depois das quais mudou sua decisão. Desde então, todas as lojas alemãs da Douglas foram fechadas.

H&M

H&M está a criar um provador virtual

Navigator

Navigator lucra 109 milhões de euros no ano mais difícil da sua história