in

Donos da Conforama querem controlar maior retalhista africano

O grupo sul-africano de retalho Steinhoff International, dono da Conforama, planeia adquirir uma participação maioritária no operador de supermercados Shoprite, num acordo de ações no valor de 35,5 mil milhões de rand.

A Steinhoff abandonou os planos para se fundir com a Shoprite em fevereiro, mas o bilionário Christo Wiese, que é o maior acionista de ambas as empresas e o seu presidente, disse que quer consolidar as suas participações.

A Steinhoff evoluiu gradualmente de um grossista de móveis sul-africano para um retalhista global, adquirindo a britânica Poundland, a norte-americana Mattress Firm e a australiana Fantastic nos últimos dois anos. A aquisição da Shoprite vai dar-lhe acesso ao retalho alimentar na África do Sul e outros 14 mercados africanos, incluindo mercados de rápido crescimento da Nigéria, Angola e Zâmbia.

A Steinhoff disse em comunicado que celebrou contratos de opção de compra com a Titan Premier Investments, bem como com a Public Investment Corporation (PIC) e o Lancaster Group. Uma vez que as opções de compra sejam exercidas e implementadas, a Steinhoff, através da sua empresa STAR, terá aproximadamente 22,7% de quota e 50% dos direitos de voto na Shoprite. A STAR continuará a ser uma unidade da Steinhoff e manterá todos os ativos africanos da empresa, exceto a unidade de logística Unitrans.

Publicidade

Publicidade

Nobre e Damien Gaudin apoiam a Associação para o Desenvolvimento Internacional

Decathlon abre a sua primeira loja física em Hong Kong