in

Donald Trump ameaça vinho europeu com novas tarifas

Foto Shutterstock

Após a imposição, por parte do governo norte-americano, no passado mês de outubro, de tarifas de 25% a alguns produtos europeus, Donald Trump está a analisar a possibilidade de aumentar estes impostos até 100% e ampliar a sua aplicação a todos os vinhos europeus, independente do seu teor alcoólico e tipo de embalagem.

A concretizar-se a decisão entrará em vigor em fevereiro e representa uma duplicação do preço no destino dos vinhos europeus.

De acordo com a Reuters, estima-se que a medida vá custar aos Estados Unidos da América 10 mil milhões de euros em receitas perdidas e a eliminação de 78 mil postos de trabalho. Importadores, prescritores e consumidores norte-americanos estão, assim, a mobilizar-se para impedir que a medida entre em vigor e que, na prática, levará ao desaparecimento de um grande volume de vinhos europeus dos lineares da distribuição local. São muitas as campanhas na Internet que interpelam os consumidores a alegar contra a medida através da United States Trade Representative e com o envio de cartas aos senadores e congressistas.

Publicidade

La Ibense 1892 chega a Portugal

Consumidores optam por não comprar se o processo for inconveniente