in

Diageo é a primeira empresa a disponibilizar informação nutricional nos rótulos das suas marcas

A Diageo será a primeira empresa do sector a fornecer aos consumidores informação sobre o teor alcoólico das suas bebidas nos rótulos das suas garrafas, bem como informação nutricional por cada unidade de consumo padrão.

Johnnie Walker Red Label será a primeira marca da empresa a incorporar esta iniciativa. Até ao final do ano, mais de 30 milhões de garrafas serão distribuídas já com os novos rótulos. A atualização dos rótulos de Johnnie Walker Black Label, Double Black, Gold Label Reserve, Platinum e Green Label está já prevista para o primeiro semestre de 2017. “Acreditamos que o consumidor deve ter a melhor informação possível de forma a tomar decisões informadas sobre o que bebe: isso inclui o conteúdo alcoólico e informação nutricional de uma bebida. Johnnie Walker é uma das nossas marcas globais mais importantes, o que significa que estes novos rótulos irão dotar milhões de pessoas em todo o mundo com informações claras e que possam ser compreendidas de imediato sobre o conteúdo das suas bebidas”, assinala Ivan Menezes, CEO da Diageo.

Esta iniciativa está integrada na nova política de informação ao consumidor e será progressivamente aplicada a todas as marcas Diageo. A empresa desenvolveu esta estratégia com base numa pesquisa que envolveu mais de 1.500 consumidores dos Estados Unidos da América, Canadá, México, Reino Unido e Espanha, entre outros países. O novo design dos rótulos reflete, assim, a forma como os consumidores querem receber informação nutricional e sobre o teor alcoólico. Esta investigação demonstrou que, quando demasiada informação é utilizado na rotulagem dos produtos, especialmente em letras pequenas, torna-se confusa e é ignorada. Um dos pedidos mais recorrentes em todos os mercados tem sido mesmo o apelo à inclusão de menos informações, mas apresentadas de uma maneira mais clara.

O estudo revelou também que os consumidores querem saber mais sobre a unidade padrão de consumo, teor alcoólico em volume – ABV, calorias por porção, teor de açúcar, alergénios (substâncias que podem causar hipersensibilidade) e dados sobre as marcas, especialmente sobre o processo de produção das bebidas e padrões de qualidade.

Com base neste inquérito, a Diageo comprometeu-se em criar rótulos com um formato homogéneo mediante o recurso a ícones mais fáceis de compreender. Além disso, com o objetivo de partilhar as melhores práticas e fornecer informação simples e fácil de compreender pelos consumidores, publicou a sua política de informação ao consumidor em www.diageo.com. “O novo sistema é simples, claro e atraente e, o mais importante, é que se baseia naquilo que os consumidores querem. Não existe uma “bebida da moderação”, apenas existe consumo moderado, e, portanto, estamos empenhados em informar sobre o teor de álcool por unidade de consumo padrão, permitindo que o consumidor possa comparar a quantidade de álcool de diferentes tipos de bebidas, desde cerveja a bourbon, num ápice. A rotulagem atual da maioria das bebidas alcoólicas não permite aos consumidores compreenderem a quantidade de álcool presente na sua bebida favorita ou saberem exatamente o que está no seu copo”., refere Carolyn Panzer, diretora da divisão Alcohol in Society da Diageo.

Além disso, já a partir de julho, as latas e garrafas de Smithwick também serão atualizadas com os novos rótulos e, a partir do início próximo ano, as latas de Guinness Draught vendidas na República da Irlanda passarão a incorporar informações sobre teor alcoólico e nutricional por unidade de consumo padrão. Em conjunto, as duas marcas de cerveja, Smithwicks e Guinness, representam 39% do mercado de cerveja da Irlanda. Este anúncio faz parte da estratégia da Diageo de aprofundar o seu compromisso em informar o consumidor sobre o teor alcoólico e o conteúdo nutricional por unidade de consumo padrão, desenvolvido até agora através do website de promoção do consumo responsável DRINKiQ.com ou através das embalagens disponíveis na maioria dos mercados em que a Diageo está presente, sujeitas à aprovação regulamentar local. Crown Royal, por exemplo, foi a primeira marca a ser distribuída com rótulos que incluíam informação nutricional e calórica, logo em outubro de 2015, nos Estados Unidos da América.

UPS expande rede europeia de armazéns de apoio à indústria de dispositivos médicos

DeBORLA abre 25.ª loja em Portugal