in ,

Dia usa robôs autónomos da Goggo nas entregas ao domicílio

Após concluída com sucesso a fase de mapeamento iniciada, em julho, na cidade de Madrid, pela primeira vez em Espanha, um robô autónomo vai entregar uma encomenda real de um supermercado Dia. Alcobendas torna-se, assim, na primeira cidade de Espanha, e uma das primeiras na Europa, em que os cidadãos podem ter a sua encomenda entregue em casa através de robôs autónomos.

Os robôs autónomos da Goggo Network, a empresa de mobilidade autónoma com operações em Espanha e França, percorrem as ruas de Alcobendas para entregar as encomendas em casa dos consumidores. Para este primeiro lançamento comercial em Espanha, a Goggo juntou-se à Dia e à Telepizza, duas empresas que confiaram na tecnologia de entrega autónoma de última milha da Goggo Network para oferecer um serviço inovador aos seus clientes em Alcobendas.

Graças a esta colaboração, a Dia torna-se, assim, no primeiro retalhista em Espanha a explorar a entrega de encomendas com um robô autónomo, dando mais um passo na evolução do seu e-commerce, que já atinge 1.400 cidades espanholas e 33 milhões de utilizadores.

No Grupo DIA estamos firmemente comprometidos com a tecnologia como uma alavanca para cumprir o nosso propósito de estar mais perto dos nossos clientes, todos os dias, onde e quando eles precisam de nós. O crescimento do nosso e-commerce, nos últimos anos, é um bom exemplo da importância que tem para o nosso negócio. Agora, graças a esta colaboração com a Goggo Network, tornamo-nos no primeiro retalhista em Espanha a apostar em robôs autónomos, explorando novas possibilidades de entrega ao domicílio, ao mesmo tempo que apoiamos a inovação e promovemos uma mobilidade mais sustentável“, afirma Pedro Gallego, diretor de operações de comércio eletrónico da DIA Espanha.

 

Mobilidade sustentável

O lançamento das operações surge depois de concluída com sucesso a fase piloto, iniciada em julho, na cidade de Madrid, na qual foi verificada a segurança para peões do serviço. Os primeiros robôs de entrega autónoma já começaram a receber encomendas da Dia e da Telepizza, feitas diretamente através das aplicações de ambos os parceiros.

Estes robôs, que se caracterizam por incorporarem a mais recente tecnologia, incluindo sensores externos (câmaras, radares, sensores de ultrassom) e sensores internos que permitem ao robô localizar e reconhecer o ambiente, em tempo real, com total precisão.

O compromisso com este tipo de distribuição autónoma promove o desenvolvimento das cidades, tanto em questões ambientais, dado que os robôs são 100% elétricos, e no aspeto económico, gerando empregos qualificados relacionados com a sua supervisão e operação.

Serviço pioneiro em Espanha

O lançamento desta operação em Alcobendas representa um marco no sector logístico, uma vez que, pela primeira vez, os habitantes de uma cidade espanhola poderão usufruir deste serviço inovador. Em breve, a Goggo Network anunciará a chegada de novos negócios que se juntarão ao projeto.

As cidades do futuro devem ter as soluções mais de ponta, como estes robôs de entrega autónoma, que lhe permitem às cidades ser mais sustentáveis, organizadas e inclusivas e também promover a economia local das empresas que apostam nesta distribuição. Sem dúvida, estamos muito felizes por ver como Alcobendas abraça a inovação e se torna uma cidade pioneira no mundo da logística e da mobilidade autónoma em Espanha“, sublinha Yasmine Fage, cofundadora e COO da Goggo Network.

APED

APED sensibiliza consumidores para a reciclagem em campanha

Bricomarché_Famões

Bricomarché investe 4,5 milhões de euros na inauguração da 50.ª loja da insígnia