in

DIA abre loja em plataforma do Alibaba

A partir de novembro, o Grupo DIA vai estar presente na plataforma Tmall do grupo chinês de comércio eletrónico Alibaba.

O DIA torna-se, assim, no primeiro grupo retalhistas de base alimentar da Península Ibérica a estar nesta plataforma, disponibilizando os seus produtos aos consumidores chineses. O grupo de retalho espanhol junta-se, assim, a concorrentes como a Costco, a Sainsbury’s ou o Grupo Metro, que também já têm lojas no Tmall, impulsionando o seu negócio de “e-commerce” no imenso mercado chinês.

De acordo com dados da IGD, a China é o país onde mais compras de produtos alimentares se fazem online. O mercado alimentar online chinês move quase 41 mil milhões de dólares e espera-se que, em 2020, este valor tenha multiplicado por cinco, alcançando os 180 mil milhões de dólares. Nos últimos anos, as vendas de produtos alimentares através deste canal dispararam no mercado chinês, que está a amadurecer a um ritmo elevado. O motor deste crescimento são os dispositivos móveis e a maioria das vendas faz-se através de portais como os da Alibaba ou Jd.com. Os consumidores chineses utilizam, com cada vez maior frequência, o comércio eletrónico para a compra de bens importados, incluindo alimentos, que consideram como um luxo acessível.

Publicidade

Sonae associa-se à central de compras espanhola IFA

ASUS lança linha ZenPad em Portugal