in

Decathlon desafia clientes a darem uma segunda vida aos equipamentos desportivos

A Decathlon quer continuar a reduzir o impacto ambiental dos seus produtos. Nesse sentido, a aposta na economia circular e no ecodesign é o mote para a campanha que pretende sensibilizar todos para, em conjunto, alimentarem o ciclo de vida do equipamento desportivo e aumentarem o número de produtos a ter uma segunda vida.

Para isso, é necessário que o maior número possível de pessoas adote gestos que permitam dar uma nova vida aos produtos que a marca disponibiliza. Com esta campanha, a Decathlon pretende reforçar a comunicação e características de todos os serviços da economia circular e ecodesign de que dispõe, através da reparação, revenda e reutilização dos mesmos: Aluguer, Segunda Vida, Trocathlon, Retoma e Reparação e Manutenção.

 

Serviços

Com o serviço de Aluguer, os clientes podem alugar os produtos diretamente na loja, ou através do website da marca, o que permite experimentar um novo desporto ou equipamento desportivo e, assim, permitir que um produto tenha várias utilizações. Este serviço está disponível nas 38 lojas em Portugal e, entre muitos outros equipamentos, é possível encontrar raquetes de padel, skates, bicicletas, pranchas de surf ou de snowboard, caiaques, tendas ou trenós para a neve.

Para combater o desperdício, o serviço Segunda Vida disponibiliza bens que não podem ser vendidos como novos, por terem estado em exposição ou por terem sido recondicionados após serem devolvidos pelo cliente.

Já através do serviço de Manutenção e Reparação, que disponibiliza serviço pós-venda especializado, é possível prolongar a vida útil dos produtos. Este serviço disponibiliza, ainda, um site de suporte que permite ao cliente encontrar conselhos e vídeos tutoriais para que possa realizar, de forma autónoma, a manutenção e reparação do produto.

Já o serviço Trocathlon possibilita a compra e venda de produtos usados de qualquer marca nas lojas Decathlon, contando sempre com o apoio e aconselhamento da equipa Decathlon.

No serviço Retoma, a Decathlon compra a bicicleta usada do cliente e o mesmo recebe o valor na hora para poder adquirir artigos novos, contribuindo, assim, para dar uma nova vida às mesmas.

 

Responsabilidade social

Com consciência do impacto e responsabilidade social que a atividade representa, a Decathlon tem vindo a apostar na modalidade economia circular e ecodesign, comprometendo-se, até 2026, a ter uma abordagem ecológica na conceção de 100% dos seus produtos, utilizando, assim, materiais provenientes de fontes mais sustentáveis e adotando processos de fabrico com o menor impacto ambiental possível.

Publicidade

André Duarte

André Duarte é o novo diretor comercial do KuantoKusta

Produto do Ano

Consumidores dispostos a pagar mais por produtos mais inovadores