in ,

Danosa compra empresa de reciclagem de plásticos em Portugal

A Danosa, especialista em soluções integrais para a construção sustentável, comprou a EPS20 Fischer, subsidiária portuguesa da empresa alemã Fischer, dedicada inteiramente à reciclagem de plásticos.

A Danosa, que já detinha 50% do capital, adquiriu os restantes 45% desta empresa localizada em Portugal com um volume de negócio de cerca de seis milhões de euros e cuja capacidade de produção é de cerca de 6.500 toneladas por ano.

Com esta operação, a Danosa promove uma nova linha de negócios que introduz progressivamente materiais reciclados nos seus processos de produção e converte resíduos em recursos úteis para a fabricação de novos produtos.

Em 2018, a Danosa reciclou mais de oito mil toneladas de plásticos. Ou seja, usou poliestireno reciclado em quantidades equivalentes a 18 milhões de caixas de transporte de peixe para o fabrico dos seus materiais de isolamento térmico.

Esta aquisição faz parte da estratégia de crescimento do grupo, que se concentrou principalmente na diversificação e internacionalização dos seus negócios, fatores que lhe permitiram sobreviver aos anos da crise e continuar a crescer.

Essa diversificação está relacionada com a política de aquisições, uma vez que, nos últimos anos, a Danosa comprou outras nove empresas e desenvolveu duas empresas conjuntas que já estão a operar e a obter lucros. Destas aquisições destacam-se, precisamente, as duas empresas situadas em Portugal (Eurofoam em Leiria e Quimidois na Póvoa do Varzim), três em Espanha (a unidade de negócio Argos e a Sani em Granada e a fábrica química BASF em Navarra) e duas no Reino Unido (Cefil e Nord Bitumi).

A Danosa tem uma equipa de cerca de 400 funcionários e terminou o ano de 2018 com um lucro de 2,9 milhões de euros, 78% a mais do que o ano anterior. O seu volume de negócio aumentou para 96 milhões, 44% dos quais é o resultado desta internacionalização que levou a atividade da Danosa até 70 países.

Segundo Manuel del Río, CEO da Danosa, “esta linha de negócio que agora reforçamos com a incorporação desta nova empresa é dedicada à promoção da economia circular e visa tornar a Danosa uma referência em gestão de resíduos, proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida“.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

reciclagem

Electrão é Marca de Confiança pelo terceiro ano consecutivo

Frubis aposta na fruta fresca pronta a consumir