in ,

Danone estima perdas de 100 milhões de euros devido ao coronavírus

Foto Shutterstock

A Danone faturou 25.287 milhões de euros, em 2019, o que representa um aumento de 2,6% face ao ano anterior. Em termos comparáveis, o crescimento foi também de 2,6%.

Desta forma, a multinacional francesa regressa aos crescimentos após as descidas registadas no exercício passado, consequência do boicote sofrido em Marrocos.

Não obstante, o lucro líquido desceu 17,9%, para os 1.929 milhões de euros.

A faturação dos produtos lácteos e de origem vegetal cresceu 0,8%, para os 13.163 milhões de euros, enquanto que as vendas da nutrição especializada aumentaram 6,2%, para os 7.556 milhões de euros. Já a divisão de águas evoluiu 2%, para os 4.568 milhões de euros.

Na Europa, onde a procura se manteve suave no quarto trimestre, o negócio voltou a crescer, impulsionado por um melhor desempenho em Espanha e na Polónia”, destaca a Danone. As vendas na Europa e na América do Norte aumentaram 0,4%, para os 13.710 milhões de euros, enquanto que no resto do mundo o negócio somou mais 5,3%, totalizando 11.577 milhões de euros. “2019 foi um ano de grandes avanços para a Danone, tanto em termos de resultados como de transformação da nossa empresa, A aceleração sequencial do nosso negócio, trimestre após trimestre, evidencia que estamos na direção correta do crescimento rentável e sustentável, enquanto que navegamos com múltiplos ventos contrários”, assinala Emmanuel Faber, presidente e CEO da Danone.

Este primeiro trimestre, a multinacional espera perdas de 100 milhões de euros nas suas vendas, devido ao surto do Covid-19, principalmente no negócio de águas na China. Assim, para o conjunto do exercício, a Danone reviu em baixa as suas previsões de crescimento, situando-o agora entre os 2% e os 4%, numa base comparável, face aos 4% a 5% anteriormente estimados.

Missão Continente

Missão Continente distribuiu mais de 12 milhões de euros em excedentes alimentares

Adega Velha Duplo Estágio galardoada pela Revista de Vinhos na categoria de aguardentes