in

Danone assume compromisso sustentável reduzindo a pegada ecológica e o desperdício alimentar

Foto Shutterstock

A celebrar o seu 30º aniversário em Portugal, a Danone mantém-se fiel ao seu compromisso de “One Planet, One Health”, tornando a sustentabilidade o seu código genético em todos os projetos desenvolvidos, lançamentos, comunicações e iniciativas e levando saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível.

Desta forma e contrariando um pouco o espírito que se vive nesta altura do ano, com um apelo ao consumo excessivo, a Danone encetou uma série de parcerias que visam reduzir o desperdício alimentar, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária e consciencializando os seus consumidores a adotarem hábitos de consumo que passam por reduzir, reutilizar e reciclar, minimizando desta forma a pegada ambiental que deixam no mundo.

Desperdício alimentar

Em todo o mundo, 1/3 dos alimentos são desperdiçados. Só em Portugal, cerca de 1.000,000 toneladas de alimentos são desperdiçadas.

A pensar neste desperdício, a Danone encetou uma parceria com a Too Good To Go, aplicação que combate o desperdício alimentar e permite a venda de excedentes de restaurantes, supermercados e hotéis, onde é possível colocar à venda num marketplace online, todos os excedentes. Com pontos de entrega em Lisboa e no Porto, desde agosto que as Magic Boxes já salvaram 3 toneladas de iogurtes e leites fermentados, contribuindo para a redução do desperdício alimentar.

A Danone estabeleceu também parceria com o movimento Unidos Contra o Desperdício onde é uma das 113 empresas aderentes e para a qual, através dos seus donativos de bens a instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome – de Lisboa, Algarve e Porto, ou a Refood – foram oferecidos mais de 440 mil kgs em produto em iogurtes e leites fermentados – que contribuíram para alimentar milhares de famílias carenciadas.

Rótulo dos produtos

Num esforço adicional na luta contra o desperdício alimentar, a Danone irá também iniciar no próximo ano a transição da forma como declara a data de validade dos seus produtos, passando de “consumir até” para “consumir de preferência antes de”. Apesar de subtil, esta é na realidade uma importante evolução na informação ao consumidor, já que a declaração “consumir de preferência antes de” convida o consumidor a não deitar fora o produto imediatamente ultrapassada a data nele inscrita.

Apesar de serem alimentos lácteos frescos, o iogurte e o leite fermentado são produtos com muito boa estabilidade e, quando devidamente conservados em frio, continuam perfeitamente aptos para serem consumidos até uns dias depois de atingirem a data de validade.

Através desta medida a Danone espera contribuir para o combate ao desperdício alimentar, evitando desta forma que milhares de produtos sejam diariamente descartados e não consumidos estando ainda em perfeito estado de conservação.

Publicidade

S. Sebastião

Quinta de S. Sebastião apresenta nova imagem da gama S. Sebastião

Curae

Curae é a nova loja online focada no conceito de “caring experience”