in

Dachser inaugura novo centro logístico na Alemanha

Digitalização foi uma das prioridades na construção desta filial

A Dachser inaugurou uma nova filial em Neumünster, cidade localizada no estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha.

O centro, dedicado à logística e distribuição de bens industriais e refrigerados, envolveu um investimento superior a 17 milhões de euros por parte da multinacional, destacando-se, ainda, por ser totalmente automatizado e operar com as mais avançadas tecnologias digitais.

A estrutura, que demorou menos de um ano a ser finalizada, permitiu a criação de 40 postos de trabalho. A mais recente filial da Dachser iniciou o seu funcionamento no final de agosto, com a logística de bens industriais, e, desde então, tem vindo a integrar, gradualmente, outras atividades. No início de outubro, deu início ao tratamento de bens alimentares refrigerados.

 

Expansão da rede de distribuição

O terminal de Neumünster conta com cinco mil metros quadrados dedicados à gestão de mercadorias industriais e com dois mil metros quadrados para a logística de bens refrigerados. Com 76 cais de carga/descarga, as instalações oferecem, também, 60 espaços para estacionamento de camiões. Dos 57 mil metros de área total, destaque-se, ainda, o edifício para escritórios, com 1.300 metros quadrados, adjacente ao centro logístico. “A nova filial em Neumünster é uma das instalações logísticas mais avançadas da nossa rede”, explica Alexander Tonn, Managing Director European Logistics da Dachser Alemanha. “A estrutura está idealmente posicionada para conectar o centro e o norte do estado alemão de Schleswig-Holstein à nossa eficiente rede de transportes pan-europeia”, acrescenta o responsável. Graças à sua localização estratégica, o centro permite um tempo de resposta de 24 horas, para entregas e recolhas dentro da Alemanha.

 

Digitalização

Uma vez que a digitalização foi a grande prioridade para a projeção deste novo centro, o acesso dos camiões para cargas e descargas é totalmente automatizado e funciona com base no reconhecimento de matrículas.

Além disso, o controlo nas rampas e no parque é digital, com tablets e outros dispositivos portáteis a serem usados para dar suporte às operações do terminal. Estão ainda disponíveis outros painéis de informação digitais e monitores tácteis para fornecer informação adicional aos motoristas. “As tecnologias digitais são, desde o início, parte das operações na filial, para garantir que os processos de logística são executados da maneira o mais eficiente possível”, explica Jan-Ferdinand Lühmann, Operations Manager da Dachser em Neumünster. “Este ambiente de trabalho altamente inovador beneficia os nossos clientes, funcionários e parceiros”, conclui.

Clementoni

Clementoni celebra 10 anos em Portugal

Chicco campanha de Natal

Campanha de Natal da Chicco apela à criação de memórias