in

Dachser avança com transporte sem emissões em cidade alemã

A Dachser acaba de arrancar com o projeto de transporte sustentável, denominado “Dachser Emission-Free Delivery”, na Alemanha. A multinacional de logística designou, no centro da cidade de Friburgo, o código postal 79098, que integra zonas dos distritos de Altstadt, Neuburg e Oberau, como uma área sem emissões. O projeto, que já está em curso, faz com que os clientes B2B e B2C desta zona, e numa área de 1,5 quilómetros, recebam os seus envios sem quaisquer emissões poluentes associadas.

Há dois anos introduzimos com sucesso as entregas com bicicletas elétricas e, agora, consideramos que chegou o momento de darmos novos passos, de forma a continuarmos a fazer a nossa parte para melhorar a qualidade de vida e do ar da baixa de Friburgo”, refere Michael Gaudlitz, responsável do centro logístico da Dachser em Friburgo.

Para avançar com este projeto de distribuição urbana sem emissões, a Dachser irá utilizar o camião 100% elétrico FUSO eCanter, cuja produção é efetuada em Portugal, que fará as entregas, quer diretamente aos clientes quer ao micro hub, que se localiza perto da baixa da cidade. No caso dos envios mais pequenos, o transporte (feito a partir do micro hub) será realizado através de bicicletas elétricas ou StreetScooters. Refira-se, ainda, que o ponto de carregamento (que fornece energia 100 por cento hidroelétrica) para o camião elétrico utilizado neste serviço de transporte se encontra localizado nas instalações da Dachser, no sul de Friburgo.

Considerando a operação na sua totalidade, e tendo em conta que a recolha e o transporte são efetuados com camiões a diesel convencionais, este novo serviço permite reduzir, em média e por cada envio efetuado, 26% de emissões de CO2, 47% das emissões de partículas e 41% das emissões de óxido de nitrogénio.

 

Mix de veículos elétricos para a distribuição na cidade

Este conceito inovador da Dachser para entregas nos centros das cidades é construído de forma modular. Refira-se, a este nível, que a multinacional aposta neste modelo, desde 2018, na baixa de Estugarda e, recentemente, em Oslo, na Noruega. “Este início é, sem dúvida, bastante promissor, mas temos, ainda, um longo caminho à nossa frente. Para começar, temos de resolver, por exemplo, a questão da disponibilidade de camiões com energia alternativa”, explica Stefan Hohm, Corporate Director Corporate Solutions, Research & Development da Dachser. “Nos próximos dois anos, iremos apostar na monitorização de várias regiões metropolitanas na Europa para conseguirmos identificar zonas nas cidades em que seja possível implementar o conceito Dachser Emission-Free Delivery”, acrescenta o responsável.

 

Distribuição sustentável na Península Ibérica

Também em Espanha, a Dachser continua empenhada no seu compromisso para com um futuro mais sustentável, nomeadamente no que aos serviços de distribuição em cidade diz respeito. A este nível, refira-se que, em Madrid, a Dachser utiliza uma versão híbrida do FUSO Canter desde 2017 e, durante o mês de julho, realizou operações de teste nesta cidade com o FUSO eCanter, o único veículo 100% elétrico de 7,5 toneladas produzido em série.

Esse veículo, com emissões zero e que dispõe de uma carga útil de 2,7 toneladas e capacidade para 10 paletes, foi projetado para garantir uma distribuição mais sustentável nas cidades, até à última milha. Acrescente-se, ainda, que a Dachser pretende, até 2021, implementar este modelo de distribuição em áreas metropolitanas selecionadas da Península Ibérica.

Publicidade

clientes

Um terço dos clientes abandonaria a empresa após uma só má experiência

makro

Makro Portugal apresenta cabazes de Natal