Os CTT – Correios de Portugal bateram o recorde de entrega de encomendas em Portugal e Espanha, sendo o e-commerce uma das alavancas de crescimento. A empresa é atualmente responsável pela entrega de cerca de 50% das encomendas com esta origem no mercado nacional.
Segundo os dados apurados pelos CTT, nunca tinham sido entregues tantas encomendas como na terça-feira, dia 10 de novembro, um sinal claro da adesão dos consumidores ao comércio eletrónico mesmo antes do arranque oficial da “peak season” no e-commerce, que tem o seu início no Singles’ Day, inclui a Black Friday e a Cyber Monday e prolonga-se até ao Natal (em Espanha até ao dia de Reis).
Desde o início da pandemia que os CTT estão a trabalhar com volumes de tráfego de “peak season”, com um crescimento muito relevante nos sectores da alimentação, desporto e lazer, educação e cultura e eletrónica de consumo, um aumento que está expresso no crescimento a dois dígitos que se verificou no expresso e encomendas nos primeiros nove meses do ano. “A preparação para a ‘peak season’ iniciou-se com bastante antecedência, procurando estimar em conjunto com os nossos principais clientes o que poderá ser a procura nesse período e ajustando o processo operacional aos vários níveis da empresa: operações, recursos físicos, distribuição, serviço a cliente, sistemas de informação. Com este processo, podemos dizer que estamos muito bem preparados para a ‘peak season’“, explica em comunicado
Os CTT estão, inclusive, a aumentar o número de centros onde se pode realizar o tratamento destes objetos, que passarão, neste período de pico, a ser recolhidos durante a manhã e também ao fim-de-semana. Para fazer face ao aumento do tráfego, em alguns períodos o processamento de encomendas- será realizado nos sete dias da semana e as entregas serão feitas também ao sábado.
Durante este pico de atividade, que se iniciou em março, os CTT avançaram com vários investimentos em diversas frentes de atividade, nomeadamente nas operações, recursos físicos, distribuição, serviço a cliente e sistemas de informação.
Automatização
O investimento mais expressivo, inaugurado este mês, foi realizado pela CTT Express, filial espanhola dos CTT para o expresso de encomendas, em Madrid, com a instalação de uma nova máquina de tratamento de encomendas, aumentando a capacidade de resposta às novas exigências da procura. Este investimento foi inaugurado a tempo de responder às necessidades deste período de elevada procura.
A nova máquina, que faz parte de um investimento de 12 milhões de euros que está em implementação em Espanha, consegue classificar mais envios em menor tempo, reforçando a eficiência da operação.
Como parte deste plano de investimento, a CTT Express também dotou as instalações com novos sistemas de automatização, com software de inteligência artificial para otimizar a operação, facilitando o trabalho dos funcionários, aumentando a capacidade e flexibilidade e melhorando a qualidade do serviço.
Portfólio alargado
Aliado a este reforço da capacidade de tratamento de encomendas, os CTT dispõem de um portfólio alargado de produtos e serviços na área de expresso e encomendas, permitindo que as empresas possam escolher apenas um parceiro para as várias necessidades logísticas e de negócio.