Patro Contreras, presidente da Coviran
in

Coviran promove o consumo responsável e sustentável

A Coviran junta-se, mais um ano, à comemoração do Dia Mundial da Alimentação, com especial destaque para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, destinados a reduzir o desperdício alimentar e a sensibilizar os clientes para a necessidade de um consumo mais saudável e responsável.

Este ano, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado no meio de uma situação global excecional e delicada causada pela pandemia de Covid-19, que obrigou a esforços redobrados para garantir o abastecimento alimentar, especialmente durante o período de confinamento. A atual crise sanitária colocou à prova a força e solidez do sector agroalimentar, que tem sido capaz de dar resposta às necessidades da população.

A própria cooperativa e os seus sócios também colaboraram com várias associações não governamentais, tais como a Cruz Vermelha, a Cáritas Diocesana ou o Banco Alimentar, às quais doaram produtos para distribuir entre as famílias mais vulneráveis, cuja situação se agravou em consequência da pandemia. A presidente da Coviran, Patro Contreras, elogia o comportamento “exemplar” dos sócios e colaboradores, em tempos tão complicados, e o seu compromisso em “proteger a saúde dos consumidores e ajudá-los nas suas compras diárias, sem necessidade de armazenar alimentos“.

 

Promoção de hábitos de vida saudáveis

A representante máxima da cooperativa refere-se à necessidade de “sustentar os progressos que têm sido feitos na segurança alimentar e na nutrição“, tendo sempre em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a que a Coviran aderiu para “procurar um equilíbrio global entre o crescimento económico, os cuidados ambientais e o bem-estar social“.

Patro Contreras recorda que, enquanto cooperativa de economia social, a Coviran dedica recursos “à promoção de hábitos de vida saudáveis, desenvolvendo projetos relacionados com a saúde e o desporto, e através de campanhas de sensibilização e de ação contra o desperdício alimentar“.

Um dos desafios da cooperativa é tornar-se uma parte ativa na melhoria da nutrição dos seus clientes e da população em geral e, como tal, garante cumprir todos os controlos de segurança que asseguram uma variedade de alimentos de qualidade. Nesse sentido, a comunicação com os fornecedores locais foi reforçada, a fim de melhorar a rastreabilidade dos alimentos ao longo de todo o processo de produção, transformação e distribuição dos mesmos.

Foi também assumido um compromisso de reformular cerca de metade dos artigos de marca própria, com o objetivo de prevenir a obesidade e o excesso de peso que afetam tanto adultos como crianças.

Tecnologia

Mercado de bens de consumo eletrónicos em recuperação

Canal Panda loja

Canal Panda lança loja online