in

Coviran fortalece o sector agrícola na origem com um incremento de 3% nas compras de frutas e legumes

Cooperativa destinou em 2019 mais de 46,8 milhões à compra de frutas e legumes a 435 fornecedores de Portugal e Espanha

Com a entrada do verão, a Coviran centra boa parte da sua estratégia no fomento do consumo de frutas e legumes de época.

A cooperativa destinou, no passado ano, mais de 46,8 milhões de euros à compra de frutas e legumes a produtores locais. As compras destes produtos frescos incrementaram 3%, em 2019, dos quais beneficiaram 435 fornecedores —382 espanhíis e 53 portugueses—, na sua grande maioria, agricultores de origem ou que fazem parte de cooperativas agrárias.

A presidente da Coviran, Patro Contreras, destaca a importância do consumo de frutas e legumes como parte essencial da dieta mediterrânea. “As suas propriedades nutricionais contribuem para a prevenção de enfermidades”, recorda Contreras, que se referiu à necessidade de “fortalecer o sector hortofrutícola cujo papel foi chave na crise sanitária provocada pela Covid-19, garantindo o fornecimento de produtos básicos para a alimentação”.

 

Alimentação equilibrada

O último relatório do Ministério de Agricultura español constata que o consumo de frutas e legumes representa 26,7% da cesta de compras das famílias espanholas e 18,8% do gasto total, com uma média de consumo anual de 170 quilogramas por pessoa.

Nos estudos de experiência de compra dos clientes da Coviran, os produtos frescos são os alimentos mais valorizados, apenas superados, em grau de satisfação, pela atenção recebida por parte de sócios e funcionários e a proximidade do supermercado ao domicílio.

Patro Contreras observa um maior interesse do consumidor pela alimentação saudável. “O consumidor preocupa-se, cada vez mais, por ter uma alimentação equilibrada, há uma clara tendência para o consumo de produtos frescos e de qualidade que, na Coviran, tratamos de proporcionar diariamente graças ao bom trabalho dos nossos fornecedores”.

A colaboração com os agricultores ou fornecedores locais estende-se também ao âmbito da investigação de novas sementes e variedades de frutas e legumes que ofereçam maior qualidade. Inclusive, em alguns casos, colaborou-se para melhorar a apresentação dos produtos em granel ou em caixas para a sua comercialização direta, procurando, desta forma, reduzir ao mínimo possível a manipulação desnecessária para garantir o fornecimento nas melhores condições e frescura.

 

Campanhas de hábitos saudáveis

Uma das últimas campanhas em que a Coviran participa de forma ativa guarda relação com a promoção de “A Primeira melancia europeia, o doce sabor de Andaluzia”, promovida por associações de produtores de frutas e legumes de Almeria e Espanha, para fomentar o consumo desta fruta de verão.

A Fundação Coviran também leva a cabo, de forma periódica, campanhas sobre hábitos de vida saudáveis, onde as frutas e os legumes têm um papel protagonista.

Publicidade

Nacex

Nacex aumenta capacidade das agências da Madeira e de Guimarães com mudança para novas instalações

Queijo Serra da Estrela

Inovcluster lança primeira rota no país que promove a valorização turística do queijo com DOP