in

Covirán atinge os 101 milhões de euros em vendas brutas sob insígnia em Portugal

A Covirán alcançou, em 2015, um valor bruto de vendas na sua rede de supermercados de 101 milhões de euros em Portugal.

Segundo a cooperativa de distribuição de produtos de grande consumo, no que diz respeito ao mercado português, os resultados permaneceram bastante positivos, consolidando-se a marca como a melhor solução para os retalhistas independentes no mercado ibérico. A Covirán já ocupa em Portugal a terceira posição no número de supermercados, contando com 242 sócios e terminando o ano de 2015 com três plataformas de distribuição a funcionar em pleno. “A nossa quota continuou a aumentar, atingindo 1,7% em Espanha e 0,7% em Portugal, sendo estes números bastante superiores se nos centrarmos nos estabelecimentos com área igual ou inferior a 1.000 metros. Este último ano foi um ano positivo para a nossa cooperativa: obtivemos bons resultados, mas, sobretudo, reforçámos um modelo que, hoje em dia, é a melhor solução para os retalhistas independentes dentro do mercado ibérico”, afirma Luis Osuna, presidente do Grupo Covirán e conselheiro delegado-CEO.

Globalmente, as vendas da cooperativa espanhola foram superiores a 1.215 milhões de euros. O volume de negócios alcançou os 640 milhões de euros, mais 4% do que no ano anterior. O lucro antes de impostos atingiu 1,22 milhões de euros, num aumento de cerca de 21% comparativamente a 2014. O lucro líquido situou-se em 0,92 milhões de euros, 35% acima do exercício anterior. Por sua vez, o EBITDA cresceu cerca de 2,5%, até atingir os 7,23 milhões de euros. Através do seu modelo de negócio, a empresa contribuiu para aumentar o valor da sociedade, com o fluxo de caixa em 2015 a ser superior a 543 milhões de euros.

A Covirán encerrou o exercício com 2.825 sócios na Península Ibérica e 2.549 supermercados da marca (188 em Portugal), embora este número aumente para 3.270 se contabilizados os negócios que aderiram à cadeia (327 em Portugal). Em 2015, manteve-se um total de 14.582 postos de trabalho, 12.920 em Espanha e 1.662 em Portugal. Deste número, cerca de 1.100 são funcionários diretos da própria cooperativa, com uma percentagem de contratos de trabalho sem termo de 91%.

Ao nível do investimento, os números comprovam também o crescimento da empresa: a cooperativa e respetivos sócios superaram os 21 milhões de euros em 2015. Nos últimos sete anos, que coincidiram com a crise económica, este valor aumenta para mais de 172 milhões de euros. A rentabilidade destes estabelecimentos confirma-se com um crescimento de superfície constante de 2,1% em 2015.

Este ano, a Covirán celebra o seu 55.º aniversário, que vai ser assinalado através de diferentes ações, campanhas e promoções de aniversário. Os primeiros Prémios da fundação serão postos em marcha neste exercício e, através da inovação e investigação, pretendem tornar-se numa referência no sector.

A cooperativa começou o ano com um foco na expansão em Espanha, em zonas estratégicas como Madrid, Galiza, Aragão, Catalunha, Castela e Leão, e no mercado português. A empresa prevê ainda a abertura de uma plataforma de distribuição nas Canárias e outra na Catalunha: a primeira entrará em funcionamento no primeiro semestre e a segunda ao longo do primeiro semestre de 2017, aumentando, assim, o nível de serviço prestado aos seus associados e favorecendo a entrada de novos sócios nestes territórios.

Escovas de dentes elétricas Philips Sonicare Diamondclean com valor mais competitivo

Waitrose abre a primeira loja sem dinheiro no Reino Unido