in

Continente premeia produtores portugueses

O Clube de Produtores Continente (CPC) premiou seis empresas nacionais, no decorrer do seu encontro anual, que juntou mais de 400 produtores e contou com a presença da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O objetivo é distinguir o que de melhor se faz no sector agroalimentar nacional, reconhecendo as boas práticas destas empresas, nas vertentes de inovação, sustentabilidade e excelência.

Durante o encontro “A Criar Raízes Sustentáveis para o Futuro”, que assinalou os 25 anos do CPC, debateu-se a sustentabilidade do sector agroalimentar nacional, as competências necessárias para a digitalização da agricultura, a legislação europeia e impacto no futuro da alimentação.

 

Prémios

Os prémios Inovação foram atribuídos à Pec Nordeste, empresa do Grupo AGROS que opera no apoio à produção pecuária nacional, e à Costa & Ferreira, panificadora tradicional portuguesa, produtora do conhecido Pão de Rio Maior. No âmbito da Academia do Clube, ambas apresentaram projetos de inovação de economia circular e alinhados a uma alimentação saudável.

Os prémios na categoria de Sustentabilidade foram atribuídos no âmbito de uma parceria entre o Clube de Produtores Continente e a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, com objetivo de valorização e subprodutos orgânicos, e envolveu também dois produtores piloto, a Sociedade Agrícola Monte Novo e Figueirinha e a Queijaria Guilherme, com o intuito de produzirem composto orgânico para utilização na fertilização dos solos.

A Campotec – Organização de Produtores da Região Oeste, com mais de 250 trabalhadores, foi distinguida com o prémio Excelência, pela parceria de longos anos com a MC e pela qualidade e frescura dos produtos hortofrutícolas que diariamente entrega nas lojas Continente.

 

CPC

O Clube de Produtores Continente, que trabalha em parceria com os produtores nacionais há 25 anos, comprou 520 milhões de euros em produtos nacionais certificados em 2022, mais 22,6% face ao ano anterior, o equivalente a 240 mil toneladas de bens vendidos nas lojas da marca. Tem atualmente 340 produtores espalhados por todo o país e que representam categorias como talho, frutas e legumes, charcutaria e queijos, padaria e pastelaria, peixaria, azeite, arroz, leguminosas, mel e compotas, pasta e patés, farinhas, congelados, ovos, produtos lácteos e vinhos. Estas empresas empregam mais de 11 mil pessoas, diretas e indiretas, representando mais de 200 mil hectares de área produtiva.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Portugal moral

Empresas portuguesas aumentam o seu impacto na economia

otovo

Portugal é o mercado com melhor desempenho entre os 13 europeus da Otovo