in

Consumo de flores online aumenta 20 vezes perto do São Valentim

Segundo dados recolhidos pela Colvin, plataforma pioneira na venda de ramos de flores frescas online, o consumo de flores é 20 vezes mais elevado quando o dia de São Valentim se aproxima, representando 8% da produção total do ano.

Os dados mostram também que 85% das vendas se realizam entre 8 e 13 de fevereiro, sendo que mais de metade dos ramos são comprados três dias antes do dia.

Segundo as vendas registadas durante a campanha de Dia dos Namorados de 2018, o utilizador gasta uma média de 38 euros por bouquet, sendo 29 euros o custo mínimo e 39 euros o máximo. O valor despendido num ramo de flores na época que antecede o São Valentim é 25% superior a qualquer outro momento do ano, sem contar com o Dia da Mãe. “As flores são a linguagem universal usada para partilhar o carinho por alguém especial, daí que esta seja uma opção muito procurada no dia dos namorados. Concluímos que cerca de 58% dos compradores são jovens, nomeadamente na casa dos 20 e 30 anos, e há um número crescente de mulheres a fazer encomendas de bouquets nesta altura. É uma prova que os estereótipos da sociedade se estão a quebrar e o digital está a alterar a forma como o consumo de bens é feito”, explica Andrés Cester, CEO e um dos fundadores, da Colvin.

3 em cada 4 ramos escolhidos são de rosas

Entre os bouquets vendidos, 74% incluem rosas na sua composição, porém, cada vez mais, o comprador opta por bouquets que incluam flores com uma simbologia associada, como é o caso dos cravos, crisântemos e lírios.

As flores de corte Colvin provêm de campos de cultivo de diferentes países europeus, incluindo Portugal, especificamente do Montijo, região responsável por quase 70% da produção de flores no país e onde existem cerca de 200 hectares de estufas.

Estas chegam ao consumidor apenas alguns dias depois de serem cortadas, o que lhe permite obter flores mais frescas e duradouras. A eliminação de alguns dos intermediários da tradicional cadeia de distribuição permite ainda a Colvin oferecer preços competitivos, 40% abaixo dos praticados, em média, no mercado.

Para este ano, a plataforma de flores online preparou uma coleção especial de Dia dos Namorados constituída por seis bouquets. Estes estarão disponíveis até dia 14 de fevereiro no site da marca.

Publicidade

McCormick vai desenvolver novos sabores com a aprendizagem automática da IBM

Geração Z ou Millennials: quem são mais propensos a usar a tecnologia para comprar?