Segundo dados recolhidos pela Colvin, plataforma pioneira na venda de ramos de flores frescas online, o consumo de flores é 20 vezes mais elevado quando o dia de São Valentim se aproxima, representando 8% da produção total do ano.
Os dados mostram também que 85% das vendas se realizam entre 8 e 13 de fevereiro, sendo que mais de metade dos ramos são comprados três dias antes do dia.
Segundo as vendas registadas durante a campanha de Dia dos Namorados de 2018, o utilizador gasta uma média de 38 euros por bouquet, sendo 29 euros o custo mínimo e 39 euros o máximo. O valor despendido num ramo de flores na época que antecede o São Valentim é 25% superior a qualquer outro momento do ano, sem contar com o Dia da Mãe. “As flores são a linguagem universal usada para partilhar o carinho por alguém especial, daí que esta seja uma opção muito procurada no dia dos namorados. Concluímos que cerca de 58% dos compradores são jovens, nomeadamente na casa dos 20 e 30 anos, e há um número crescente de mulheres a fazer encomendas de bouquets nesta altura. É uma prova que os estereótipos da sociedade se estão a quebrar e o digital está a alterar a forma como o consumo de bens é feito”, explica Andrés Cester, CEO e um dos fundadores, da Colvin.
3 em cada 4 ramos escolhidos são de rosas
Entre os bouquets vendidos, 74% incluem rosas na sua composição, porém, cada vez mais, o comprador opta por bouquets que incluam flores com uma simbologia associada, como é o caso dos cravos, crisântemos e lírios.
As flores de corte Colvin provêm de campos de cultivo de diferentes países europeus, incluindo Portugal, especificamente do Montijo, região responsável por quase 70% da produção de flores no país e onde existem cerca de 200 hectares de estufas.
Estas chegam ao consumidor apenas alguns dias depois de serem cortadas, o que lhe permite obter flores mais frescas e duradouras. A eliminação de alguns dos intermediários da tradicional cadeia de distribuição permite ainda a Colvin oferecer preços competitivos, 40% abaixo dos praticados, em média, no mercado.
Para este ano, a plataforma de flores online preparou uma coleção especial de Dia dos Namorados constituída por seis bouquets. Estes estarão disponíveis até dia 14 de fevereiro no site da marca.