Uma pesquisa realizada pela associação de consumidores italiana Altroconsumo revelou que a conveniência é a principal prioridade para 33% dos compradores de supermercado, seguida de perto pelo preço, com 24%. Apenas 17% dos consumidores dão prioridade à qualidade acima de tudo, de acordo com o estudo.
No ranking anual da Altroconsumo, as insígnias Esselunga, NaturaSì e Ipercoop partilham o topo entre os hipermercados e supermercados nacionais.
A NaturaSì destacou-se em áreas como a qualidade dos produtos biológicos, a rapidez no pagamento e a qualidade geral dos produtos, obtendo pontuações superiores a 80 em cada categoria, numa escala de 100, reporta a ESM.
Lojas de desconto, como Aldi e Eurospin, receberam boas classificações, refletindo a sua crescente popularidade entre os consumidores sensíveis ao preço. Todas as lojas de desconto avaliadas receberam pelo menos uma classificação de “boa”.
Satisfação dos clientes
As cadeias locais, embora menos espalhadas, conseguiram alcançar uma elevada satisfação dos clientes. Onze das 40 cadeias locais avaliadas receberam classificações de “excelente”, com Dem, Rossetto, Mega e Iperal a destacarem-se. A Tosano sobressaiu com uma pontuação recorde em termos de sortido e preços competitivos.
Na categoria de compras online, Esselunga, Eurospin e Coop destacaram-se como os melhores desempenhos.
Esselunga, Cadoro e INTERSPAR foram as mais bem classificadas em termos de conforto nas lojas. Cadoro, Alì e Mega ocuparam as primeiras posições em termos de transparência de preços.
A NaturaSì e a Ipercoop destacaram-se pela qualidade dos produtos de marca própria. Aldi e Tosano foram as mais apreciadas pelos preços convenientes.
Outras tendências
A comparação dos dados de 2024 e 2023 revelou uma classificação relativamente estável entre as marcas de supermercados. Embora a maioria das marcas tenha mantido a sua posição, houve uma ligeira queda de um ponto na classificação geral de todas as marcas.
O aumento dos tempos de espera no caixa afetou negativamente a satisfação dos clientes. Os consumidores expressaram menos satisfação com a qualidade dos produtos frescos.
Embora o aumento dos preços tenha abrandado, os preços permanecem elevados, levando a uma redução de 5% no gasto médio mensal das famílias com supermercados.
As famílias italianas estão cada vez mais focadas em poupar dinheiro, resultando numa redução de 5% nos gastos gerais com supermercados, que caiu para €387 por mês.
A Altroconsumo entrevistou mais de 12.000 consumidores para determinar as marcas de supermercado mais populares em Itália.