Aproximadamente 60% do tempo que o consumidor passa no supermercado é feito a andar pelos corredores. São dedicados apenas 25 segundos na seleção de um produto alimentar, um tempo que é reduzido a nove segundos no caso dos produtos de charcutaria.
Esta é uma das principais conclusões reveladas na apresentação da Cátedra ShopperLab, um projeto da Campofrío e da Universidade Complutense de Madrid, que utiliza técnicas de neuromarketing para observar o processo de compra.
Resultados
Após quatro anos de colaboração e mais de 30 investigações conjuntas, os estudos desenvolvidos entre ambas as instituições têm como objetivo saber como é o processo de compra do comprador. Os dados, divulgados pela Financial Food, mostram que 89% dos consumidores não compram a pensar em si mesmos, mas têm em conta os gostos do parceiro, família ou até amigos na escolha dos produtos a incluir no seu carrinho de compras.
Revelam ainda que 40% dos produtos encontrados na prateleira do supermercado não recebem qualquer impacto visual do comprador. Os compradores fazem uma navegação visual através da prateleira em ziguezague, o que explica que, em muitos casos, têm que retratar os seus próprios passos para encontrar o que procuravam.