in

Confraria dos Enófilos elege os Melhores Vinhos do Alentejo 2016

A Confraria dos Enófilos do Alentejo organizou, em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a quarta edição do Concurso Melhores Vinhos do Alentejo.

A iniciativa pretende distinguir a qualidade da produção do Alentejo e dar a conhecer aos consumidores o que de melhor é produzido na região. O concurso abrangeu 128 vinhos produzidos no Alentejo, certificados como Denominação de Origem Controlada Alentejo (DOC) ou Vinho Regional Alentejano (IG).  Não houve restrições quanto ao número máximo de vinhos por produtor, tendo apenas de estar devidamente engarrafados e legalmente rotulados, com informação relativa ao ano de colheita e ostentando os correspondentes selos de certificação.

Este ano, os vinhos avaliados foram constituídos por 34 brancos, quatro rosés e 90 vinhos tintos.  Três foram os vencedores do Prémio de Excelência: Herdade Grande Tinto 2012, de António Manuel Baião Lança; Vinha D’Ervideira Colheita Selecionada Rosé 2015, da Ervideira Sociedade Agrícola Lda.; e Herdade do Perdigão Reserva Branco 2015, da Herdade do Perdigão. 18 outros vinhos arrecadaram a Medalha de Ouro, dos quais sete brancos, um rosé e os restantes tintos. As Medalhas de Prata foram entregues a 11 referências, todas elas de vinho tinto.

O júri foi composto por jornalistas de vinho da Alemanha, Polónia e Portugal, por representantes da Associação Portuguesa de Enologia, da Associação Portuguesa de Escanções, da Comissão Vitivinícola Regional, da Universidade de Évora e da Confraria dos Enófilos do Alentejo.

Coca-Cola reestrutura atividade na China

Nestlé reconhecida pelo combate às alterações climáticas