Oiça este artigo aqui:
O supermercado online britânico Ocado e o discounter Lidl foram os grandes destaques do período natalício no Reino Unido, registando os maiores crescimentos de vendas, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pela Worldpanel by Numerator. Já a líder de mercado Tesco e a segunda maior cadeia, Sainsbury’s, apresentaram também desempenhos considerados sólidos.
Segundo a Worldpanel, as vendas totais de produtos alimentares atingiram 13,8 mil milhões de libras nas quatro semanas até 28 de dezembro, o que representa um aumento homólogo de 3,8%. No entanto, tendo em conta uma inflação alimentar de 4,3%, as vendas em termos de volume registaram uma queda, refletindo a pressão contínua sobre o poder de compra dos consumidores. Ainda assim, a inflação abrandou ligeiramente face aos 4,7% registados no período anterior de quatro semanas.
Online e discount lideram crescimento
A Ocado registou um crescimento de vendas de 15,0% nas 12 semanas até 28 de dezembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o Lidl destacou-se como o retalhista físico com crescimento mais rápido, com as vendas a aumentarem 10,0%.
Na sequência da divulgação dos dados, as ações da Ocado chegaram a subir 8,5% nas primeiras negociações, atingindo o nível mais alto desde 12 de setembro. As ações da Tesco e da Sainsbury’s avançaram 1,7% e 1,6%, respetivamente.
A Tesco viu as suas vendas crescerem 4,3%, com a quota de mercado a subir 20 pontos base, para 28,7%, o valor mais elevado desde março de 2015. A Sainsbury’s registou um aumento de vendas de 5,2%, elevando a sua quota de mercado para 16,3%.
Em contraciclo, a Asda, terceira maior cadeia do país, continuou a enfrentar dificuldades: as vendas caíram 4,2% e a quota de mercado recuou para 11,4%, menos um ponto percentual face ao ano anterior.
As vendas de produtos alimentares da Marks & Spencer cresceram 7,2% em termos homólogos nas 12 semanas analisadas, embora a empresa não esteja incluída nos dados de quota de mercado da Worldpanel.



