in

Concurso Vinhos de Portugal reforça dimensão internacional

vinhos nacionais

A qualidade dos vinhos portugueses vai ser avaliada no Concurso Vinhos de Portugal 2019 por um painel de jurados nacionais e internacionais. Entre os especialistas que se estreiam nesta iniciativa da ViniPortugal destaca-se Thomas Vaterlaus, editor-chefe da Revista Vinum, proveniente da Suíça, que se juntará a Dirceu Vianna Júnior (MW), Evan Goldstein (MS), Bento Amaral e Luís Lopes no Grande Júri do concurso.

Na edição deste ano, a ViniPortugal volta a apostar em ter especialistas internacionais, originários de mercados estratégicos para a marca Wines of Portugal, reforçando o carácter promocional que o concurso tem vindo a assumir ao longo dos últimos anos junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos.

Para além do convite a Thomas Vaterlaus para o Grande Júri, destacam-se a estreia de outros jurados internacionais no Júri Regular do concurso, nomeadamente Anders Halskov-Jensen, escritor e crítico de vinhos originário da Dinamarca, David Wong, director executivo da Wynn Food & Beverage de Macau, Marshal Lyu, professor de vinho da China, Nancy Reynolds, fundadora da agência de vinhos Worldwide Cellar do Canadá, Eduardo M. Araújo, sommelier, eleito em 2017 o “Melhor Sommelier do Brasil para Vinhos de Portugal”, e Tatiana Mann, profissional de vinhos da Rússia radicada no Reino Unido.

Recorde-se que, durante a primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal, que terá lugar no CNEMA, em Santarém, os vinhos serão avaliados por júris com cinco a sete membros qualificados, dos quais pelo menos dois serão estrangeiros.

Segunda fase de inscrições abertas até 12 de abril

Pelo sétimo ano consecutivo, a ViniPortugal distingue a excelência dos vinhos nacionais. As inscrições no Concurso Vinhos de Portugal estão abertas e podem ser feitas no site. A segunda fase de inscrições decorre até dia 12 de abril, sem penalizações para os produtores.

A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá de 6 a 8 de maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Após esta fase, o Grande Júri reunirá nos dias 9 e 10 de maio, no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos numa cerimónia de entrega de prémios, no dia 10 de maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto.

Em 2018, foram a concurso 1.307 vinhos, de 372 produtores, que arrecadaram 301 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 73 Ouros e 192 Pratas.

Cerveja Sagres 0.0 celebra tendência zero álcool em novo filme de TV

FAO

Preços dos alimentos estabilizam em março