Dia dos Namorados
in

Compras sentimentais crescem seis vezes nos últimos dez anos

Os portugueses estão cada vez mais sentimentais e estão a investir mais em presentes para o Dia dos Namorados. A conclusão é da edição deste ano do estudo da Mastercard “#LoveIndex2021”, que mostra que os gastos dos portugueses aumentaram seis vezes ao longo da última década e que, este ano, os casais planearam os seus gastos para poderem passar um dia diferente no confinamento.

O estudo da Mastercard mostra os principais hábitos e tendências de consumo, através da análise anonimizada das transações feitas em todo o mundo. Em Portugal, por exemplo, os dados mostram que, em relação à última década, a compra de experiências cresceu mais de nove vezes, enquanto que as de flores cresceram cinco vezes e as idas ao restaurante multiplicaram por três. Também a compra de jóias mais do que quadruplicou, ao longo da última década.

Este ano, e com o país em confinamento, as preferências de compra dos portugueses para o Dia dos Namorados estão todas centradas em atividades caseiras: um jantar romântico feito em casa ou através de take-away, uma maratona de cinema, um dia de SPA ou uma noite de jogo. Há também quem opte por um piquenique em casa, um encontro virtual ou por um passeio no parque mais próximo de casa.

 

Online

As compras online também tiveram um crescimento acentuado de mais de 31 vezes, ao longo da última década, um recorde histórico acompanhado de um crescimento de 191% das transações “contactless” em relação ao ano anterior (2019).

Segundo o estudo da Mastercard, este ano, metade dos portugueses vai comprar presentes online para o Dia dos Namorados, enquanto 33% revela que vai fazer comprar o presente no comércio local e de proximidade.

E se a pandemia impediu que muitas pessoas pudessem ver os seus entes queridos na vida real, a verdade é que, em relação ao ano passado (2019), 13% dos portugueses conseguiu encontrar o amor da sua vida online e 21% fez encontros virtuais. Já 31% revela que teve encontros respeitando o distanciamento social e 17% chegou, mesmo, a inscrever-se em sites ou aplicações para namorar online.

 

Dia dos Namorados

O relatório também mostra, ainda, uma evolução em relação às atitudes. Por exemplo, 44% dos portugueses diz que está a ser mais criativo este ano do que no ano passado e 36% diz que vai dedicar mais tempo ao Dia dos Namorados.

O Mastercard Love Index tem produzido, ao longo dos últimos 10 anos, ‘insights’ sobre o comportamento de compra e tendências de gastos a nível global no dia mais romântico do ano. Este ano, claro, foi diferente de qualquer outro, mas nem por isso as perspetivas de consumo deixam de estar em alta, uma vez que os europeus e os portugueses estão a optar pelas compras online e pelas experiências em casa“, refere Rui Fonseca, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard. “O Dia dos Namorados tem sido, sem dúvida, um catalisador para o aumento do comércio eletrónico e, como resultado, temos sido capazes de apoiar mais pessoas a adotarem mais rapidamente a mudança para o digital, oferecendo uma experiência de compra online que é segura, simples e conveniente.”

REDUNIQ

“A REDUNIQ está totalmente comprometida em promover um tecido empresarial mais informado, mais digitalizado e, deste modo, mais eficiente”

Oreo

Oreo lança edição limitada em parceria com a Lady Gaga