compras supermercados
Foto Shutterstock
in

Compras de supermercado são mais caras na Grande Lisboa

Artigos podem custar mais 22% do que no Grande Porto

É mais caro encher o carrinho de compras na região de Lisboa, com preços cerca de 22% mais altos em comparação com supermercados do Grande Porto, onde foram encontrados os preços mais baixos, anuncia o estudo da plataforma de comparação de preços de supermercados Kabaz.pt.

Esta análise, realizada aos preços praticados no dia 19 de fevereiro, e que abrange centenas de preços de produtos de diversas categorias em supermercados das redes Continente, Pingo Doce e Auchan, revelou que os preços fixados pelos principais supermercados podem variar significativamente de acordo com a região do país. “Dentro da mesma cadeia de supermercados, identificámos preços significativamente diferentes em zonas do país distintas. Estas disparidades de preços entre regiões podem ser atribuídas a diversos fatores, desde custos logísticos até à própria dinâmica de mercado em cada zona”, explica Pedro Pimenta, Head of Business do Kabaz.pt

Enquanto a maior diferença se verificou em relação ao Grande Porto, comparativamente com os supermercados da zona Centro, os preços na Grande Lisboa eram cerca de 8% mais caros e aproximadamente 10% mais elevados do que nos supermercados do sul do país.

Um exemplo concreto destacado é o preço do Fiambre Nobre da Perna Extra 100g, que no Grande Porto era comercializado por um euro, enquanto noutras superfícies da mesma cadeia, localizadas na Grande Lisboa, no centro e no sul do país, era vendido por 1,39 euros, um preço 39% mais alto. Também uma caixa de cereais Kellogg’s All Bran 500g custava 3,34 euros no Grande Porto, enquanto nas regiões mais a sul era vendida por 4,79 euros (+43%).

Neste mesmo dia, outro produto, chá de cidreira e mel em saquetas da Lipton, era vendido por 3,24 euros em Lisboa, mais 1,15 euros do que nos supermercados do resto do país, o que equivale a uma diferença de 55%.

É importante destacar que esta discrepância pode impactar significativamente o orçamento das famílias, especialmente aquelas que residem em áreas onde os preços são mais elevados. É fundamental que exista transparência na informação de preços para que os consumidores possam fazer escolhas conscientes”, alerta o mesmo responsável.

A análise do Kabaz.pt comparou preços praticados ao dia 19 de fevereiro e detetou as principais diferenças de preços em artigos como cereais, arroz, bolachas, fiambre, queijo, chá, sumo, leite com chocolate, vinho, desodorizante, champô, comida para animais e utensílios de cozinha.

Siga-nos no:

Google News logo

Coca-Cola K-Wave

Coca-Cola lança edição limitada K-Wave

InPost Lockers

InPost alarga a sua oferta de entregas não domiciliárias em Portugal