in ,

Como está a mudar o consumo no lar?

Foto Shutterstock

Um estudo da Kantar Worldpanel revela como o consumo de alimentos no lar está a mudar e quais as tendências atuais. “Eat, Drink & Be Healthy: como está a mudar o consumo no lar” assinala, por exemplo, como os menus se estão a simplificar, porque os consumidores preferem refeições mais ligeiras, com métodos de cocção mais simples e menos proteína animal.

A saúde e o bem-estar estão no centro dos hábitos globais. Contudo, apesar do pequeno-almoço continuar a ser o momento mais importante no lar, com a rotina de saúde a dominar o que se consome, os consumidores são mais indulgentes à noite.

Assim, o estudo revela uma série de pontos a ter em conta pelos retalhistas e marcas para conseguirem chegar ao consumidor. A começar pela imagem global. De um modo geral, a estabilização da economia está a transferir o consumo de dentro para fora do lar, especialmente em Espanha, França e Reino Unido.

Em segundo lugar, há que considerar o “boom” dos lanches saudáveis. O consumo durante todo o dia aumentou e tornou-se mais saudável, apesar das rotinas de pequeno-almoço permanecerem. Os hábitos diferem entre países: cereais no Reino Unido, sumos no México, refeições com ovos e especiarias na China continental e café em Espanha.

Os menus também se estão a simplificar, com menos espaço para as sobremesas e um grande potencial para soluções prontas a comer em todo o mundo.

Com a maior consciência para com a saúde, as opções de bebidas estão a mudar rapidamente. A hidratação, os produtos artesanais, à base de plantas e probióticos estão a fragmentar a categoria de bebidas e a ganhar representatividade entre os produtos de marca.

Publicidade

Publicidade

Harrods alia-se à Farfetch para impulsionar o seu comércio eletrónico

Rakuten e JD.com em aliança para entregas com drones e robots