in

Comércio mundial de mercadorias prossegue recuperação

Foto Shutterstock

O comércio mundial de mercadorias prossegue com a sua recuperação, após a queda abrupta induzida pela Covid-19 no segundo trimestre de 2020, de acordo com o barómetro da Organização Mundial do Comércio (OMS).

A leitura atual do barómetro é de 109,7, praticamente 10 pontos acima do valor de referência de 100 e 21,6 pontos mais que no mesmo período do ano passado. “No último mês, todos os índices componentes do barómetro estiveram acima da tendência e subiram, o que destaca a natureza ampla da recuperação e assinala um ritmo acelerado da expansão comercial”, explica a OMC.

Os maiores ganhos foram observados nos pedidos de exportação (114,8), no transporte aéreo (111,1) e nos componentes eletrónicos (115,2), todos indicadores altamente preditivos da evolução do comércio a curto prazo. A força do índice dos produtos automotrizes (105,5) pode refletir uma melhoria na confiança do consumidor, já que esta está estreitamente vinculadas às vendas de bens duradouros.

 

Perspetivas

A última leitura do barómetro coincide em linhas gerais com o prognóstico comercial atual da OMC, publicado a 31 de março, que prognosticava uma recuperação de 8% no volume do comércio mundial de mercadorias, em 2021, após uma diminuição de 5,3% no ano anterior.

As perspetivas relativamente positivas, a curto prazo, para o comércio podem ser travadas pelas disparidades regionais, pela contínua debilidade no comércio de serviços e pelos atrasos na vacinação, especialmente nos países mais pobres.

O comércio mundial tem estado a recuperar desde o segundo trimestre de 2020, quando a propagação do vírus que causa a Covid-19 provocou bloqueios em muitos países. O volume do comércio de mercadorias reduziu 15,5%, mas no quarto trimestre recuperou para o mesmo período de 2019.

Publicidade

David Carreira, embaixador Riberalves

David Carreira é o novo embaixador Riberalves

Famous Grouse Predictions - KV_600px

The Famous Grouse lança campanha para celebrar os jogos de Portugal