in

Colgate-Palmolive supera estimativas trimestrais com procura estável por produtos essenciais

Colgate-Palmolive vendas
Foto Roman Tiraspolsky/Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

A Colgate-Palmolive superou as estimativas de vendas e lucros no primeiro trimestre, impulsionada pela procura resiliente por produtos essenciais, como cuidados orais e pessoais.

Esta procura compensou os efeitos do aumento dos preços e das incertezas relacionadas com as tarifas comerciais.

As políticas comerciais em constante mutação da administração Trump obrigaram várias empresas a rever os preços em alta, o que levou os consumidores a concentrarem-se em bens de primeira necessidade.

 

Aumento de preços e contenção de custos

A Colgate-Palmolive tem vindo a aumentar os preços ao longo dos últimos trimestres como resposta ao impacto das tarifas e ao crescimento dos custos com publicidade e marketing. As campanhas publicitárias contribuíram positivamente para o aumento das vendas, segundo a agência Reuters.

A empresa, que fabrica pasta de dentes para os Estados Unidos no México, estima agora que os custos adicionais com as tarifas ascendam a cerca de 75 milhões de dólares (cerca de 69 milhões de euros) — um valor significativamente inferior aos 200 milhões de dólares (aproximadamente 184 milhões de euros) inicialmente projetados —, devido à previsão de um ambiente tarifário mais favorável.

Paralelamente, delineou um plano de redução de custos a implementar nos próximos cinco anos.

 

Vendas por região e desempenho global

As vendas registaram um crescimento de 8% em África e de 7,8% na Europa, face ao mesmo período do ano anterior.

A Colgate-Palmolive antecipa que o crescimento orgânico se situe no limite inferior da faixa prevista, entre 2% e 4%.

No trimestre encerrado a 30 de junho, os preços aumentaram 2%, enquanto os volumes orgânicos totais recuaram ligeiramente, com uma queda de 0,2% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

O lucro ajustado da empresa foi de 92 cêntimos por ação (cerca de 85 cêntimos de euro), superando as previsões dos analistas, que apontavam para 90 cêntimos por ação (cerca de 83 cêntimos de euro).

As vendas líquidas trimestrais totalizaram 5,11 mil milhões de dólares (aproximadamente 4,70 mil milhões de euros), também acima das estimativas, que se fixavam nos 5,03 mil milhões de dólares (cerca de 4,63 mil milhões de euros).

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Agentic AI

90% das organizações do sector público quer focar-se na Agentic AI nos próximos 2 a 3 anos

P&G

P&G fecha 2025 com vendas de 84,3 mil milhões de dólares