in

Coca-Cola em reduziu em 3 anos mais de 18% o conteúdo de açúcar por litro no total de vendas

Quatro em cada dez bebidas do total de vendas da Coca-Cola em Portugal, em 2019, foram opções sem ou de baixas calorias.

Este valor representa um aumento de oito pontos percentuais em relação às vendas da companhia no país durante o ano anterior, passando de 34%, em 2018, para 42%, em 2019. “Esta tendência mostra o compromisso da companhia em ajudar os consumidores a controlar o consumo de açúcares na sua alimentação, reduzindo ou eliminando o teor de açúcares das suas bebidas e oferecendo novas opções com menor ou nenhum teor de açúcares adicionados”, pode ler-se no comunicado.

Desta forma, a Coca-Cola pretende ajudar o consumidor a não exceder uma ingestão superior a 10% das calorias provenientes de açúcares livres (açúcar adicionado, xaropes, mel, sumos de fruta), de acordo com o que é elencado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Redução nos últimos 20 anos

Nos últimos 20 anos, a Coca-Cola em Portugal conseguiu reduzir em 37% o teor total de açúcares por litro do total das vendas das suas bebidas. Além disso, graças aos desenvolvimentos nas bebidas sem adição de açúcares, sem calorias e ao apoio que estas tiveram, 29% das vendas, durante o ano de 2019, corresponderam a bebidas sem adição de açúcares no total da oferta de bebidas da companhia.

Como exemplo do trabalho realizado durante estes anos, é de salientar que, no âmbito dos processos de reformulação para a redução da adição de açúcar, desde 2014, Fanta Laranja e Fanta Ananás diminuíram o seu teor de açúcar adicionado em 65,4% e 91,2%, respetivamente. Assim, atualmente, todos os sabores da marca Fanta são sem ou de baixas calorias porque têm uma quantidade de açúcares adicionados igual ou inferior a 4,5 g/100 ml e 20 kcal/100 ml, proveniente do total de açúcares.

Outra das principais marcas da companhia, Aquarius, reduziu também a sua percentagem de açúcares totais nos últimos cinco anos na sua variedade Aquarius (de 6,3 g/100 ml em 2014 para 4,4 g/100 ml em 2019, o que representa uma redução de 30,2% no teor total de açúcares) e Aquarius Laranja (de 7,9g/100 ml em 2014 para 4,5 g/100 ml em 2019, o que representa uma redução de 43% no teor total de açúcares).

 

Diferentes opções de embalagens

A Coca-Cola em Portugal oferece uma ampla gama de bebidas que inclui 107 referências, das quais 29 correspondem a opções sem adição de açúcares, light ou zero. Assim, a companhia oferece aos consumidores uma opção sem adição de açúcares na maioria das suas marcas. Importa ainda ressaltar que Honest (embora todas as suas variedades sejam de baixas calorias), uma vez que se encontra na categoria de bebidas biológicas, contém um reduzido teor de adoçantes biológicos e, portanto, não há opções sem adição de açúcares.

Além disso, a companhia oferece 17 tamanhos diferentes de embalagens, promovendo a utilização de embalagens pequenas para ajudar os consumidores a controlar o consumo de açúcares.

Outra linha de ação seguida nos últimos anos coloca a tónica na sustentabilidade, oferecendo diferentes soluções de materiais de embalagem adaptadas às necessidades dos consumidores.

Publicidade

Fruticultores do futuro podem candidatar-se à Academia do Centro de Frutologia Compal

Atividade de investimento imobiliário comercial manteve-se dinâmica em 2019