Oiça este artigo aqui:
A China vai impor tarifas de 84% sobre os produtos norte-americanos, bem acima dos 34% anunciados anteriormente, disse o seu Ministério das Finanças, na mais recente medida de uma guerra comercial global desencadeada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
As tarifas “recíprocas” impostas pelos Estados Unidios a dezenas de países entraram em vigor, incluindo direitos aduaneiros de 104% sobre os produtos chineses.
As tarifas de Trump – que, segundo ele, têm como objetivo acabar com os défices comerciais dos Estados Unidos com muitos países – subverteram uma ordem comercial global em vigor há décadas, aumentando os receios de recessão e eliminando o valor de mercado das principais empresas.
Ao anunciar as novas tarifas, reporta a Reuters, o Ministério das Finanças chinês declarou que “a escalada de tarifas dos Estadis Unidos sobre a China é um erro em cima de um erro, que infringe seriamente os direitos e interesses legítimos da China e prejudica seriamente o sistema comercial multilateral baseado em regras“.
Pequim também impôs restrições a 18 empresas norte-americanas, principalmente em indústrias relacionadas com a defesa, somando-se às cerca de 60 empresas norte-americanas punidas pelas tarifas de Trump.