in

Cerveja Sagres apoia a recuperação da Vila Berta

A Cerveja Sagres apoiou, enquanto mecenas, o projeto de recuperação da vila histórica do Bairro da Graça em Lisboa, a Vila Berta.

Local de passagem obrigatório de turistas e casa de um dos arraiais mais pitorescos de Lisboa, as obras de reabilitação do cenário do “Pátio das Cantigas” tiveram início em meados de 2015. Perante a degradação que era visível nos prédios, os cerca de 30 proprietários atuais constituíram uma associação e iniciaram um processo de angariação de fundos para a sua reabilitação. O projeto de reabilitação foi elaborado por um arquiteto residente, Estevão Tojal, e por Joana Grilo, da arquiteta da Associação VAI. Os apoios conseguidos permitiram a adjudicação dos trabalhos de reboco e pintura integral das fachadas, varandas e portas, bem como reparações casuísticas em quase todos os prédios. Enquanto decorriam os trabalhos de preparação das fachadas para pintura, foi ainda desencadeada uma operação de remoção de cabos aéreos e de ocultação dos cabos da superfície das fachadas.

A Cerveja Sagres apoiou desde o primeiro momento este projeto de recuperação de um local especial da zona histórica de Lisboa. A Cerveja Sagres patrocina ainda o Arraial da Vila Berta, evento anual organizado pelos moradores que, desde a sua primeira edição, há sete anos, sempre contou com o apoio da marca.

A Vila Berta, classificada como Imóvel de Interesse Público em 1996, foi construída entre 1909 e 1911, nos terrenos da quinta de Joaquim Francisco Tojal, construtor civil. O conjunto integra duas tipologias distintas, conotadas com duas classes sociais distintas. A harmonia do conjunto afirma-se na utilização de materiais comuns a ambos os casos, sendo a característica diferenciadora as varandas de ferro projetadas sobre a rua.

Maior cadeia de loja para animais de Espanha inaugura primeiras lojas em Portugal

Autoridade da Concorrência aplica 20,9 milhões de euros em multas