Grupo Domus Capital
in

Cerveja Quinas chega a Cuba

A cerveja Quinas antecipa atingir a marca dos 15 milhões de euros, em 2023. Para tal, irá contribuir a sua chegada a Cuba, para onde tem um contrato de seis milhões de euros, assim como o de 20 milhões de euros para Marrocos em dois anos.

Segundo o Dinheiro Vivo, a marca criada em 2018 já está presente em 32 países, com destaque para Marrocos, Canadá e Singapura. Cuba junta-se a este lote de mercado, tendo já partido os primeiros nove contentores do contrato de seis milhões de euros.

Para reforçar a capacidade produtiva, Domus Capital, detentora da marca, está a levar a cabo um investimento de mais 30 milhões de euros em três unidades industriais, que contempla, nomeadamente, a renovação de duas fábricas compradas em Ílhavo e em Estarreja e a construção de uma nova na Ribeira Grande, nos Açores.

 

“Pensar mais à frente”

“Se há coisa que a pandemia nos alertou foi para a necessidade de as empresas estarem preparadas para o futuro, não se limitando a um só segmento de produto. E o que estamos a fazer é isso, é pensar mais à frente”, disse ao Dinheiro Vivo o CEO da Domus Capital, Sérgio Duarte.

Com aquele investimento, a empresa deixa de estar dependente de terceiros na produção. Em Ílhavo, cuja renovação estará concluída até março do próximo ano, serão produzidos cerveja, os refrigerantes Sumovite e águas funcionais e nutricionais, bem como bebidas clínicas.

Já em Estarreja, pretende-se dar resposta ao mercado chinês, mas também ao desenvolvimento do mercado português. “A Quinas será, provavelmente, a marca que tem a maior ambição de disputar a liderança do mercado nacional e, por isso, vamos arrancar com uma linha de grande dimensão, que iremos executar entre 2023 e 2024. É um passo muito importante que vamos dar, mas chegou a hora”.

 

Faturação

O investimento de 30 milhões em Estarreja vai permitir uma faturação total na ordem dos 200 milhões, 40 vezes mais do que o volume de negócios atual. Com vendas de 2,5 milhões de euros em 2021, este ano, a Quinas vai ultrapassar os cinco milhões e tem por objetivo triplicar este valor, em 2023, e chegar aos 15 milhões.

Gin Casanova

Casanova lança gin de fruta feia em parceria com a Too Good To Go

Espaço Memória Tété

Tété inaugura espaço museológico dedicado à região saloia e ao queijo fresco