in

Cerealto Siro fecha primeiro ano com uma faturação de 577 milhões de euros

2019 foi um ano de transição para a Cerealto Siro Foods, que fechou o seu primeiro exercício com uma faturação de 577 milhões de euros, em comparação com os 600 milhões de euros de faturação consolidada após a integração da Siro e da Cerealto numa única empresa, em finais de 2018.

Apesar deste ligeiro decréscimo nas vendas, resultado da saída do negócio de alimentação infantil e pastelaria de forno e, concretamente, das fábricas de Benavente (Portugal) e de El Espinar (Segóvia), a empresa atingiu um resultado consolidado de EBITDA de 57 milhões, cumprindo os objetivos estabelecidos para este primeiro exercício.

A Cerealto Siro Foods avança, assim, na implementação do seu Plano Estratégico 2030, que tem como objetivo atingir uma faturação de dois mil milhões de euros, em 2030, concentrando-se em clientes estratégicos relevantes a nível internacional e tornando-se o produtor líder de produtos alimentares derivados do cereal para clientes do sector Retail e B2B.

Os desinvestimentos realizados nos negócios de alimentação infantil, pão e pastelaria respondem ao objetivo da empresa de se focar nas categorias de bolachas, cereais, massa e snacks, para “liderar estes segmentos com produtos com altas doses de inovação e elevado potencial de desenvolvimento em múltiplos mercados“. Nesta linha, a empresa anunciou a venda de cinco fábricas durante 2019, cumprindo o compromisso de venda a empresas especialistas que garantam a continuidade dos empregos.

Em 2019, a empresa anunciou também a implementação de um plano de investimentos de 120 milhões de euros, até 2023. A ativação desse plano, que alcançará os 25 milhões de euros em 2020, começou a materializar-se no exercício passado. Entre as atuações realizadas, destaca-se a implementação de uma nova linha de barras de cereais na sua fábrica de Aguilar de Campo, que será “a mais vanguardista e de maior capacidade de toda a Europa“, além de vários outros projetos para se tornarem uma referência na transformação digital da indústria agroalimentar.

Inovação como alavanca do crescimento

Durante 2019, a Cerealto Siro Foods registou uma produção de 374 mil toneladas nos seus centros de produção situados em Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido e México. Em linha com a sua aposta na inovação de produto, a empresa lançou para o mercado internacional um total de 223 novos produtos, com um investimento de mais de 11 milhões de euros.

Entre as linhas de inovação da empresa, destaca-se a destinada à melhoria nutricional de produtos já existentes com redução do teor em açúcar em bolachas, cereais e snacks, o aumento de fibras nas barras de cereais e na massa ou o aumento do aporte de cálcio em cereais de pequeno-almoço.

Entre os novos lançamentos, destacam-se as bolachas com gengibre e amaranto para o México, os cereais de pequeno-almoço com recheio de creme com sabor a nata e canela para os Estados Unidos, as tortas infantis de arroz com cenoura e abóbora para o Reino Unido, a massa multicereais com lentilhas e quinoa para Espanha e Portugal ou a nova gama de produtos biológicos para Portugal e os Estados Unidos.

O grupo, através da colaboração da I+Dea e da IBM, criou o I+Radar, uma ferramenta de inteligência artificial que inclui funcionalidades da IBM Watson e que analisa e antecipa os gostos dos consumidores, identificando ainda tendências hiper localizadas.

El Corte Inglés Portugal tem nova direção

crise

Crédito y Caución prevê que o surto de coronavírus tenha impacto suave na economia mundial