in

Casal Garcia, Trinca Bolotas e Gazela com maior “buzz” nas redes sociais

Foto Shutterstock

Em tempos de pandemia, as marcas de vinho Casal Garcia, Trinca Bolotas e Gazela são as que apresentam maior “buzz” nas redes sociais, indica um estudo da Elife Portugal.

Diante do contexto de crescimento do canal digital, nos últimos meses, para comunicação, relacionamento e vendas, somado ao aumento no consumo de vinhos, durante o período de confinamento, a empresa procurou analisar como algumas marcas de grande expressão no mercado se posicionam nas redes sociais. Foram monitorizadas oito marcas de vinho, durante um mês, com o objetivo de analisar a comunicação destas marcas a nível de “buzz”, estratégias adotadas e relacionamento com os utilizadores nas redes sociais. A análise foi feita a partir de publicações recolhidas entre agosto e setembro de 2020, relativamente às marcas Casal Garcia, Mateus Rosé, Trinca Bolotas, Gazela, Muralhas de Monção, Papa Figos, Periquita e Gatão.

 

Conclusões

Entre as várias conclusões do estudo da Elife, destaca-se o facto das oito marcas de vinho selecionadas apresentarem atuação muito distinta nas redes. Algumas nem sequer contam com um perfil nas principais plataformas e perdem oportunidades de “engagement” com os consumidores e ativação das marcas neste ambiente. Curiosamente, Papa Figos, apesar de não ter presença nas redes sociais, não foi a marca com menor buzz.

A nível do sentimento dos conteúdos e depoimentos dos consumidores analisados, são na sua maioria positivos ou neutros, por se tratar de uma categoria com uma abordagem mais leve e relacionada a bons momentos, lazer e ambiente de partilha com família/amigos.

Uma grande parte das publicações analisadas sobre as marcas (42%) ocorreu em ambiente não controlado pelas mesmas (comentários em páginas de notícias, influenciadores ou uso das #s das marcas), o que reforça a importância da monitorização para perceber o que se passa ao redor da marca e o feedback dos consumidores.

O facto de as conversas analisadas terem ocorrido nos meses de verão pode explicar a maior quantidade de menções aos vinhos rosé, branco e verde.

O estudo concluiu ainda que, apesar do crescimento no uso das redes sociais e do consumo de vinho, o período analisado não apresentou crescimento substancial para nenhuma das marcas a nível do número de fãs nas suas páginas de Facebook, o que, mais uma vez, revela oportunidades para o segmento.

Publicidade

El Corte Inglés

El Corte Inglés lança campanha com financiamento sem juros

Intermarché

Intermarché inaugura loja em Barcelos