in

Casa declara falência nos Países Baixos após colapso na Bélgica

Bordeaux , France - 01 14 2024 : casa logo brand and text sign shop house casashops.com home decoration store entrance facade
Foto: Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

A cadeia de artigos de decoração Casa foi declarada insolvente nos Países Baixos, após semanas de incerteza e falta de pagamento de salários.

A decisão judicial surge como consequência direta da falência da casa-mãe na Bélgica, decretada em março, e que levou ao encerramento de 63 lojas, do centro de distribuição e da sede central, que abasteciam toda a operação internacional.

Foi estabelecido um período de cooling-off de dois meses, durante o qual nenhum bem pode ser removido da empresa, uma vez que a propriedade legal dos stocks ainda está por determinar.

 

Trabalhadores “surpreendidos”

Apesar de já anteciparem a situação, os representantes dos trabalhadores manifestaram forte desagrado com a forma como o processo foi conduzido. Segundo Allard Lamers, presidente do conselho de trabalhadores da Casa nos Países Baixos, “sabíamos que a falência estava a caminho, mas não esperávamos que fosse feita desta forma, sem qualquer consulta”.

Recorde-se que, há um mês, o próprio conselho laboral já havia solicitado a falência da operação neerlandesa, face à falta de salários e de abastecimento das lojas. Os salários de abril serão agora assegurados pelo UWV, a agência pública de seguros laborais.

 

Portugal, Espanha, França e Itália com futuro incerto

A Casa tinha já pedido proteção contra credores em França e o destino das lojas em Portugal, Espanha, Itália, Luxemburgo e Suíça continua em aberto. A fragilidade da operação na Bélgica comprometeu toda a cadeia logística, obrigando a uma avaliação jurídica e financeira país a país.

Com o encerramento da operação belga, a principal estrutura de abastecimento europeu da marca desapareceu, dificultando qualquer retoma imediata.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bruno Farias

Diretor na revista Grande Consumo. Um eterno sonhador, um resiliente trabalhador. Pai do Afonso e do José.

Welcome day 1, World Retail Congress 2025

Entre a emoção do humano e a precisão da máquina, o retalho encontra o seu ponto de equilíbrio

Young happy customer woman wears casual clothes read check bill shopping at supermaket store grocery shop buying with trolley cart choose products in hypermarket. Purchasing food gastronomy concept

Croácia obriga retalhistas a divulgar preços online diariamente