in

Cartrack entra no mercado norte-americano

A Califórnia foi o estado escolhido pela Cartrack como plataforma de lançamento para as suas operações nos Estados Unidos da América.

A dimensão do mercado e o cenário económico vivido na Califórnia ditaram esta escolha, de acordo com o CEO da empresa de gestão de frotas e recuperação de veículos roubados, Zak Calisto. Segundo a Divisão de Análise Económica do Departamento do Comércio dos Estados Unidos da América, a população californiana é a maior do país: em 2015 situou-se acima dos 39 milhões. O Produto Interno Bruto do estado é, também, o mais elevado do país, e o rendimento de pessoas singulares per capita ronda os 52.651 dólares, 110% da média nacional (47.669 dólares), o décimo maior em termos nacionais. O cenário é bastante favorável: apesar de ser uma das economias mais avançadas do mundo, a penetração da telemática é relativamente baixa e estima-se que se situe entre os 15% e os 30%.

Paralelamente, a Administração Federal de Segurança no Transporte Rodoviário determinou recentemente que os veículos comerciais deverão ter dispositivos eletrónicos capazes de registar os horários de serviço. Os veículos comerciais devem cumprir esta nova regra até dezembro de 2017. A Cartrack estima que cerca de três milhões de veículos implementem as alterações nos próximos 18 meses e acredita que pode disponibilizar serviços de telemática a cerca de metade do preço das ofertas atuais.

Presente em quatro continentes, a Cartrack já permitiu que os seus clientes recuperassem mais de 17 mil veículos, perfazendo um total de mais de 370 milhões de euros. A sua eficácia na área da segurança faz com que mantenha uma taxa de recuperação de veículos superior a 94%, segundo uma análise independente. Quando iniciou a sua atividade no mercado sul-africano, em 2004, a Cartrack começou por ser uma empresa de recuperação de veículos roubados, mas a aposta em tecnologia e em novos serviços permitiu que crescesse e alargasse a sua área de negócio. Hoje, a Cartrack destaca-se como líder global em soluções de telemática para a localização de veículos e para a gestão de dados relacionados com frotas, através do modelo software-as-a-service (Saas).

A Cartrack desenvolveu ainda outras vertentes tecnológicas, apostando noutros serviços como seguros de risco, análise de dados e produtos de valor acrescentado que contribuem para criar um sentimento de segurança.

 Em Portugal, onde está presente desde 2009, a Cartrack continua a crescer em número de clientes, viaturas monitorizadas e também enquanto equipa. “Criamos dezenas de postos de trabalho em Portugal e encaramos o país como um investimento estratégico para o grupo Cartrack, tendo em conta a rápida integração de tecnologia sofisticada por parte das empresas portuguesas”, afirma Zak Calisto.

Publicidade

Philips Lighting nomeia Josep Martínez novo presidente e diretor geral para Portugal e Espanha

Comércios portugueses enfrentam um pico do furto no verão