in

Carrefour recupera no mercado europeu

O Carrefour reportou o quarto ano sucessivo de crescimento orgânico, impulsionado pelo desempenho das operações europeias e pela estratégia omnicanal. A nível internacional, o grupo retalhista francês também obteve um bom desempenho no mercado brasileiro, mas as operações na China permanecem difíceis.

No quarto trimestre de 2015, as vendas comparáveis em França cresceram 0,2%. O ritmo desacelerou face ao crescimento de 1,6% do trimestre anterior, penalizado pela divisão de hipermercados, onde as vendas caíram 0,7%, comparativamente à subida, em proporção equivalente, do período antecedente. No formato de conveniência, as vendas cresceram 1,1%, também abaixo dos 3% conseguidos no terceiro trimestre. No cômputo geral do ano, as vendas aumentaram 2,7%, ao passo que as dos hipermercados somaram mais 0,6% e as dos supermercados mais 1,9%.

No mercado asiático, as vendas comparáveis caíram 10,3%, penalizadas pela descida de 7,5% do mercado chinês. Desempenho que contrasta com o das operações no Brasil e na Argentina, onde o crescimento foi de 15,9% no quarto trimestre, apesar do efeito negativo das divisas em 22,2%.

Publicidade

Publicidade

Prazo para a fusão entre a Staples e a Office Depot ampliado

Jerónimo Martins em joint-venture para a produção de comida asiática na Polónia