in ,

Carrefour permite que o público vote em embalagens alternativas

Em cooperação com a Denuo, a federação belga da indústria de resíduos e reciclagem, o Carrefour lança a plataforma “Missão Zero Resíduos”, uma consulta participativa para combater o desperdício.

O objetivo da plataforma é envolver ativamente os cidadãos, consumidores e partes interessadas no desenvolvimento de soluções de embalagem. Aqui, poderão sugerir ideias para reduzir o desperdício, opinar sobre determinadas soluções e, até, votar em futuras iniciativas de embalagem do Carrefour. Isto poderá significar a eliminação da embalagem, assim como tornar o material da mesmas mais sustentável. Especialmente, as embalagens de frutas e vegetais, produtos frescos (pão, bolos de café, etc.) e líquidos representam um desafio.

Atualmente, a Bélgica recicla cerca de 84% dos seus resíduos de embalagens. Mas a Denuo quer chegar a 100%. “Só podemos atingir esta meta se produtores e consumidores se comprometerem com menos desperdício e mais reciclabilidade”, afirma Stany Vaes, diretore geral da Denuo. “Esta iniciativa desafia os consumidores a pensar connosco sobre como poderemos reduzir a montanha de resíduos de embalagens e como poderemos reutilizar as embalagens residuais após a reciclagem“.

 

Três etapas

Na prática, a consulta será realizada em três etapas. No dia 9 de fevereiro, a plataforma foi lançada e o público terá dois meses para enviar ideias e votar na sua iniciativa favorita. Um júri selecionará as dez melhores e mais viáveis.

Na segunda fase, o público poderá votar novamente, mas, desta vez, apenas nas propostas selecionadas.

A terceira fase é a de implementação. As três ideias com mais votos serão implementadas gradualmente em três lojas: uma em Bruxelas, uma na Valónia e uma na Flandres. As iniciativas que receberem uma avaliação positiva poderão, posteriormente, ser implementadas numa escala maior.

Publicidade

EssilorLuxottica

EssilorLuxottica quer alienar lojas para adquirir a GrandVision

Niepoort

Beatriz Machado assume direção do departamento de Marketing e Turismo da Niepoort