in

Carrefour anuncia aquisição da Cora e Match em França

Foto Karolis Kavolelis/Shutterstock

O Carrefour chegou a um acordo com o Grupo Louis Delhaize para adquirir as insígnias Cora e Match em França. Esta aquisição reforça a posição de liderança do Carrefour no mercado de retalho alimentar francês.

As marcas Cora e Match têm 60 hipermercados e 115 supermercados, respetivamente, e empregam cerca de 24 mil pessoas em França. Em 2022, geraram vendas líquidas de 5,2 mil milhões de euros (4,3 mil milhões de euros excluindo combustíveis) e alcançaram um EBITDA de 189 milhões de euros.

 

Sinergias

As lojas adquiridas têm uma complementaridade geográfica muito forte com o Carrefour, uma vez que têm uma quota de mercado particularmente forte no leste e norte de França, onde aquele tem pouca presença. A operação inclui ainda a aquisição dos imóveis de 55 hipermercados e 77 supermercados. A transação deverá estar concluída no verão de 2024.

A integração das lojas Cora e Match oferece um potencial de sinergia significativo, estimado em 110 milhões de euros de EBITDA anual três anos após a conclusão efetiva da transação. Os custos de integração associados estão estimados em 200 milhões de euros, repartidos por dois anos, e cobrirão investimentos e despesas operacionais.

Paralelamente a esta aquisição, o Carrefour também chegou a um acordo com o Grupo Louis Delhaize para adquirir a sua participação de 93% na Galimmo, que possui 52 galerias comerciais adjacentes às lojas Cora.

 

1.ª grande aquisição em 20 anos

Para Alexandre Bompard, presidente e CEO do Carrefour, esta aquisição representa um marco importante para a empresa, pois é a primeira grande aquisição em França em mais de 20 anos.

Esta aquisição estratégica permite ao Carrefour consolidar a sua liderança no mercado francês, tirando partido da complementaridade geográfica e dos pontos fortes da Cora e Match. A empresa espera gerar sinergias significativas através da otimização do desempenho comercial, do desenvolvimento omnicanal, da consolidação dos custos de distribuição e de outras iniciativas. “O Grupo Carrefour poderá dotar as lojas adquiridas de um poderoso modelo comercial e operacional, muito complementar ao know-how da Cora e da Match, graças à sua marca própria, à aceleração digital e ao seu propósito, a transição alimentar para todos”, acrescenta Alexandre Bompard.

 

Siga-nos no:

Google News logo

União Europeia

Parlamento Europeu aprova medidas para tornar os produtos da União Europeia mais sustentáveis

ALDI_Campanha

Aldi lança novo spot da sua campanha