Carrefour coima lojas franchisadas
in

Carrefour ameaçado com coima por “desequilíbrios” nos contratos com lojas franchisadas

O Ministério das Finanças francês pediu a um tribunal que multasse, em 200 milhões de euros, o  Carrefour por contratos com lojas franchisadas que, segundo o ministério, eram equilibrados a seu favor.

A Direção-Geral da Política da Concorrência, do Consumo e do Controlo da Fraude (DGCCRF) do Ministério da Economia e das Finanças declarou, num comunicado, que as suas investigações tinham encontrado várias empresas do grupo envolvidas em práticas contrárias ao Código Comercial francês, repora a Reuters.

A DGCCRF solicitou ao Tribunal de Comércio de Rennes que declarasse a nulidade de várias cláusulas dos contratos que ligam os franchisados ao Grupo Carrefour e que impusesse uma sanção pecuniária ao grupo.

O Carrefour contestou as “queixas” do ministério, afirmando que este estava a intervir num litígio que começou há vários meses sem fornecer novas informações sobre o mérito e que tinha “plena confiança” na sua capacidade de demonstrar a validade dos seus contratos. A empresa considerou o montante da coima infundado.

A queixa do ministério faz parte do processo apresentado por cerca de 170 franqueados no final de 2023, disse a DGCCRF.

As declarações confirmam um relatório do jornal francês La Lettre, que publicou uma queixa legal do ministério, alegando que os contratos do Carrefour com lojas franchisadas continham “um desequilíbrio significativo”.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Garland certificação

Garland obtém certificação do sistema de gestão ambiental

Luxo

Mercado global de bens de luxo sofre uma desaceleração no primeiro trimestre