A The Navigator Company encerrou os primeiros nove meses de 2024 com um crescimento de 20,3% nos seus resultados líquidos, alcançando 241,4 milhões de euros.
O volume de negócios alcançou os 1.569 milhões de euros, um crescimento de 7,4% face ao mesmo período do ano passado.
Segundo a empresa, a robustez dos preços de papel de impressão, de embalagem e de tissue e o maior peso dos novos segmentos de negócio, tissue e packaging, garantiram os bons resultados registados.
Por seu lado, o foco na eficiência e gestão de custos, permitiu nova redução significativa de cash costs entre 4% e 12%, face ao período homólogo, em todos os segmentos de pasta e papel (impressão e escrita, tissue e packaging); o esforço continuado de controlo de custos, permitiu reduções de cash costs entre 20 e 30%, desde o valor máximo atingido em finais de 2022, ainda que se mantenham em níveis superiores aos verificados na pré-pandemia, tendo a estabilização do preço pago pela madeira nacional à porta da fábrica em 2023 e 2024, após substancial aumento nos 6 anos anteriores, dado importante contributo.
Já a aposta na inovação e na sustentabilidade do negócio que carateriza todo o percurso histórico da Navigator continua a ser um importante suporte da performance. No 3º trimestre deste ano, no âmbito da estratégia de diversificação de negócio, arrancou, em fase de testes de produto e de aceitação do equipamento, a produção integrada de celulose moldada. As primeiras peças ficaram disponíveis no mercado durante o mês de outubro, destinando-se a substituir as embalagens de plástico e de alumínio de utilização única no mercado de food service e food packaging.
Crescimento na procura de papéis de impressão e escrita
A procura aparente global de papéis de impressão e escrita, apresentou um crescimento (janeiro a agosto) em todos os segmentos, com a procura por papel UWF (impressão e escrita não revestido) com uma evolução de 2,4%.
Na Europa, a procura aparente de papel UWF registou um forte crescimento de 11% durante os primeiros 9 meses do ano, com o segmento do papel para a indústria gráfica a registar o maior crescimento (15%), seguido do papel de escritório (+11%) e das bobines para a indústria de transformação de papel (+9%).
Nos Estados Unidos registou-se um ligeiro decréscimo da procura de cerca de 1% (janeiro a agosto), enquanto a China registou um crescimento de mais de 5% (janeiro a agosto), face ao ano anterior.
As vendas de papel de impressão e embalagem da Navigator cresceram 17% nos primeiros nove meses do ano face ao período homólogo, com o valor das vendas a crescer 7%.
A empresa salienta a resiliência das marcas de fábrica que representaram aproximadamente 78% das vendas no mesmo período em análise (vs. média de 67% registada no período 2012-2023). A quota de produtos premium mantém-se elevada face ao ano de 2023: 60% (vs. média de 53% registada no período 2012-2023). Em contextos de mercado mais difíceis, as marcas próprias e os segmentos de maior valor acrescentado oferecem uma proteção adicional aos resultados da Navigator.
Tissue e packaging aumentam as vendas
Durante os primeiros nove meses o volume de vendas de tissue na Navigator registou um aumento de 53% para 155 mil toneladas, com um crescimento do valor de vendas de cerca de 48%, face ao período homólogo. Esta evolução, beneficiou da entrada de nova capacidade da Navigator Tissue Ejea no 2º trimestre de 2023, e da nova capacidade da Navigator Tissue UK, a 1 de maio de 2024.
As vendas internacionais no negócio tissue representaram, nos primeiros nove meses de 2024, um peso de 78% do volume de vendas deste segmento, sendo os mercados mais representativos o mercado espanhol, com 32% do total de vendas, o inglês, com peso de 28% das vendas, e o francês, com peso de 16% das vendas. Por outro lado, o produto acabado representou 97% e as bobines 3% das vendas totais, uma melhoria de mix de 3 pontos percentuais quando comparado com o período homólogo.
As entregas europeias de papéis Kraft MF (branco e castanho) reportadas pela CEPI (até julho) cresceram 22% face ao período homólogo de 2023 na Europa. O volume de vendas da Navigator neste segmento aumentou 108% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Atualmente, 70% das vendas são efetuadas na Europa, com destaque para a Ibéria, Itália e França, e os restantes 30% em mercados externos, com a Turquia e o Norte África a evidenciarem-se como os maiores mercados.
O segmento de caixas foi o segmento que mais cresceu, embora continue a ser uma parte menor do mix global de vendas. O segmento tem como foco sectores de nicho, produzindo produtos de valor acrescentado, como são exemplo as caixas de pizza em Itália, país onde é proibido, por questões de saúde pública, o uso de papéis reciclados para contacto alimentar, ou caixas de perfume e cosméticos em França e na Ibéria.
ESG representa mais de metade do total de investimento
Nos primeiros nove meses de 2024 o montante total de investimentos ascendeu a 151 milhões de euros (vs. 142 milhões no período homólogo), dos quais cerca de 81 milhões de euros classificados como investimentos de cariz sustentável (ESG), o que representa 53% do investimento total.
O montante de investimento inclui maioritariamente investimentos em projetos ambientais e com foco na descarbonização, manutenção da capacidade produtiva, modernização dos equipamentos e melhoria de eficiência, e para projetos estruturais e de segurança.
A Navigator mantém uma posição de liquidez muito confortável com 468 milhões de euros disponíveis em linhas de longo prazo, uma maturidade média da dívida adequada, com um perfil de reembolsos bem escalonado, cerca de 60% do total de endividamento contratado com cariz sustentável e 93% de dívida total emitida a taxa fixa, diretamente ou através de instrumentos financeiros de cobertura, o que permitiu a manutenção de um baixo custo de financiamento numa conjuntura de subida acentuada de taxas de juro.