Teixuga Dão 2015
in

Caminhos Cruzados apresenta novos Teixuga

A gama Teixuga, do produtor beirão Caminhos Cruzados, apresenta duas novas referências: Teixuga Branco Dão 2015 e  Teixuga Tinto Dão 2015.

As uvas da casta branca Encruzado reinam no Teixuga Branco Dão 2015, que estagiou durante 19 meses em barricas de carvalho francês novas, até alcançar uma total integração com a barrica, revelando aí a sua estrutura e complexidade, característica desta casta tão típica do Dão. Após o engarrafamento, o Teixuga Branco Dão 2015 estagiou 12 meses em garrafa, já que a casta que nele predomina é uma das que conferem maior capacidade de envelhecimento em garrafa.

Com uma cor amarelo palha e aroma de grande intensidade, de acordo com as notas de prova assinadas pelos enólogos Carlos Vieira, Carlos Magalhães e Carla Rodrigues, este vinho revela ainda complexidade aromática devido às particulares condições de estágio. No nariz destaca-se a integração da madeira.

Caldeirada de peixe, cataplana, feijoada de chocos, bacalhau no forno, cabrito assado, saladas frias e queijos são algumas das harmonizações. Este vinho, que deve ser servido a uma temperatura entre os 10 ºC a 12ºC, tem um PVP recomendado de 51 euros.

 

Teixuga Tinto Dão 2015

A casta rainha do Dão, a Touriga Nacional, predomina no Teixuga Tinto Dão 2015. Este vinho tem origem nas vinhas velhas da Quinta da Teixuga. Tendo estagiado cerca de 24 meses, divididos entre barricas de carvalho francês novo e barricas usadas, este néctar apresenta uma cor intensa e profunda e tem grande complexidade aromática. Devendo ser servido a uma temperatura entre os 16ºC e os 18ºC, o Teixuga Tinto Dão 2015 casa com queijos fortes, presunto e enchidos, assim como cabrito assado no forno, rabo de boi estufado, rojões ou perdiz estufada.

Resta referir que este tinto tem um teor alcoólico de 14 graus e um PVP recomendado de 64 euros.

Onii

Mercearias autónomas e sem funcionários chegam a Portugal

Gazela

Gazela lança vinho em lata