in ,

Bruxelas promove o consumo sustentável de peixe e marisco

Foto Shutterstock

A Comissão Europeia lançou Taste the Ocean, uma nova campanha nas redes sociais em que os melhores chefs europeus promovem o consumo de peixe e marisco capturados ou produzidos de forma sustentável.

A campanha chega num momento em que os pescadores e aquicultores estão a enfrentar as repercussões económicas das medidas sanitárias ligadas ao combate da pandemia de Covid-19, como o encerramento de restaurantes e serviços de catering, que representam os principais pontos de compra dos seus produtos.

Com esta campanha, Bruxelas pretende também sensibilizar os consumidores para a importância do consumo local, sazonal e sustentável. Assim, lembra que, quando produzidos corretamente, peixe e crustáceos podem ter um lugar importante numa dieta sustentável, com uma pegada ambiental e de carbono muito menor do que a maioria das proteínas animais de origem terrestre.

Nas palavras do comissário europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevičius, “capacitar os consumidores é essencial para alcançar hábitos mais sustentáveis. Ao trabalhar lado a lado com alguns dos chefs mais famosos da Europa, queremos educar os consumidores sobre a importância das escolhas individuais de produtos do mar para a saúde dos mares, ao mesmo tempo que apoiamos a reposição sustentável das nossas zonas costeiras e os produtores de aquicultura na União Europeia”.

 

Taste the Ocean

Durante os próximos três meses, os melhores chefs de nove países da União Europeia (Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Roménia) irão partilhar as suas receitas baseadas em diferentes tipos de peixe e crustáceos. Outros países seguir-se-ão no final do ano. Durante a campanha, a Comissão Europeia apresentará também os desafios e complexidades do sector.

Bruxelas recorda que, desde o início da pandemia de Covid-19, adotou uma série de medidas temporárias e específicas para fazer face aos desafios que enfrenta a comunidade piscatória.

Publicidade

Metro

Metro nomeia Steffen Greubel como novo CEO

China

Gigantes do e-commerce chineses enfrentam novas regras antimonopólio