in

Bruxelas estuda rotulagem de produtos vegetarianos ou vegan

A Comissão Europeia registou a iniciativa intitulada “Rotulagem alimentar obrigatória – Não vegetariano/Vegetariano/ Vegan” pela qual os fabricantes terão que incorporar rótulos com ícones obrigatórios em todos os alimentos, para indicar se os produtos são não vegetarianos, vegetarianos ou vegan.

Os vegetarianos e os vegan têm grande dificuldade em encontrar alimentos adequados em toda a União Europeia. São forçados a estudar a lista de ingredientes de cada produto alimentar para determinar se devem ou não comprá-lo, prestando extrema atenção a uma série de ingredientes ambíguos que podem ser de origem vegetal ou animal“, dizem os organizadores desta iniciativa.

A decisão de Bruxelas de registar a iniciativa só afeta a admissibilidade legal da proposta, porque a comissão não analisou ainda o mérito nesta fase. O registo desta iniciativa teve lugar no dia 12 de novembro, dando início a um processo de recolha de assinaturas de apoio por parte dos organizadores que vai durar um ano.

No caso da iniciativa receber um milhão de declarações de apoio dentro de um ano, procedentes de, pelo menos, sete diferentes Estados-membros, a Comissão Europeia deverá pronunciar-se no prazo de três meses e poderá decidir continuar ou não com o pedido, mas em ambos os casos terá de justificar a sua decisão.

Publicidade

Uber volta a apostar no retalho

Cerveja Selecção 1927 Thames Porter tem novos formatos