in , ,

Brexit: prateleiras vazias e escassez de produtos frescos

Apenas duas semanas após a entrada em vigor do Brexit, o caos chegou. Os maiores problemas ocorrem atualmente na Irlanda do Norte, escreve o jornal belga De Standaard. Desde a semana passada, os supermercados locais têm lutado com as prateleiras meio vazias.

Por causa do Brexit, os camiões da Marks & Spencer foram bloqueados ao cruzar o Mar da Irlanda desde Inglaterra. O retalhista agora parou, temporariamente, de entregar centenas de produtos nas suas filiais na Irlanda do Norte.

Os problemas são principalmente resultado da má preparação das empresas inglesas para o Brexit. Ao contrário do resto do Reino Unido, a Irlanda do Norte continua a aplicar as regras alfandegárias europeias e muitas empresas inglesas parecem não estar cientes disso.

 

Supermercados

Os efeitos do Brexit também estão a ser sentidos noutras partes do Reino Unido. O abastecimento de frutas e vegetais frescos, em particular, está a mostrar-se problemático, resultando em mais prateleiras vazias. Esse já era o caso na semana passada nas filiais da Sainsbury em Cambridge e Suffolk, relata o Daily Mail.

A Tesco deixou de fornecer alface, couve-flor, laranja, morango, framboesa e mirtilo em algumas regiões. O supermercado online Ocado tem escassez de cenouras e brócolos. Mas nem todos os problemas são resultado direto do Brexit. A pandemia, que está a atingir fortemente o Reino Unido, também está a causar atrasos adicionais, pois alguns trabalhadores da indústria alimentar estão doentes ou em isolamento.

 

Europa

Em França, as prateleiras da Marks & Spencer estão praticamente vazias, escreve o jornal francês Le Parisien. As lojas parisienses da M&S já quase não têm produtos tipicamente britânicos.

Enquanto isso, o Brexit também é sentido na Bélgica. Alguns supermercados belgas ficaram sem salmão fresco na semana passada. Parte do salmão vem da Escócia e, desde 1 de janeiro, leva muito mais tempo para ser distribuído devido à burocracia relacionada com o Brexit nos portos.

Publicidade

Galaxy S21 Ultra

Samsung apresenta o Samsung Galaxy S21 Ultra

Cristal_Moscatel Roxo

Cristal inova com Vinagre de Moscatel Roxo